• Carregando...

Figuras importantes da oposição síria reunidas em Amã descartaram a possibilidade de diálogo com o regime sem a saída do presidente Bashar al-Assad, segundo um comunicado recebido pela AFP às vésperas de um encontro crucial da principal coalizão da oposição exilada em Doha.

A reunião de Amã examinou "os meios de unir esforços da oposição para estar à altura dos sacrifícios realizados pelo combatentes no país e para obter o apoio internacional, regional e árabe necessário para fazer cair o regime de Bashar al-Assad, afirma o texto.

O encontro quer preparar a reunião ampliada prevista para domingo em Doha do Conselho Nacional Sírio (CNS), afirmou à AFP Mohamed al-Otri, porta-voz do ex-premier Riyad Hijab, que desertou e estava no encontro de Amã.

A comunidade internacional pede ao CNS, principal organismo da oposição no exílio, que supere suas divisões e amplie a representatividade aos que combatem na Síria e a todas as comunidades sírias.

"Os participantes na reunião de Amã na quinta-feira concordaram em considerar a saída de Asad e de seu grupo no poder como uma condição 'sine qua non' para o início de qualquer diálogo que tente encontrar uma saída que não seja a militar, se isto ainda for possível", completa o comunicado.

Em Damasco, o jornal governamental As Saura afirma neste sábado que não existirá uma negociação com o CNS, que define como um grupo de mercenários.

"As declarações de (Hillary) Clinton sobre o CNS não são novas. O mundo inteiro sabe que foi formado por círculos sionistas de Washington, Ancara, Doha e Riad, e que não representa e não representará nenhum dos sírios honestos que resistem à política de agressão e de ocupação", afirma o jornal.

"É impossível unificar a oposição, já que todos não se diferenciam em nada dos combatentes mercenários extremistas, nunca foram sírios e jamais serão", completa o As Saura.

O governo dos Estados Unidos rebateu na sexta-feira a acusação do CNS de que Washington gostaria de remodelar o Conselho. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu ao Conselho uma ampliação, para que represente todos os sírios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]