• Carregando...
O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, em entrevista coletiva em Caracas, em 14 de junho de 2022.
O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, em entrevista coletiva em Caracas, em 14 de junho de 2022.| Foto: EFE/ Rayner Peña R.

O líder opositor venezuelano, Juan Guaidó, convocou na terça-feira (05) os cidadãos do país a lutar para alcançar "a segunda" independência, em declarações por ocasião do aniversário da emancipação da nação caribenha em 5 de julho de 1811.

"Hoje, 5 de julho, enquanto nós venezuelanos comemoramos nossa primeira independência, mantemos o desejo e a luta pela conquista da segunda. Resistimos a uma ditadura e seguiremos adiante", publicou Guaidó no Twitter.

O ex-deputado ressaltou ainda que os antichavistas não descansarão "até restaurar a democracia e ver renascer a República".

O opositor Julio Borges também publicou na plataforma, comentando que a luta dos venezuelanos deve ser "para recuperar a liberdade e a plena soberania".

“Celebramos nosso Dia da Independência lembrando que nossa soberania está subordinada a potências estrangeiras e a um regime que desintegrou nossa nação”, criticou Borges.

Por sua vez, o ex-parlamentar Williams Dávila destacou, segundo um comunicado de imprensa da oposição, que "este 5 de julho deve servir para consolidar nossa aspiração de lutar pela independência e pela liberdade".

Lucrecia Morales, também opositora, instou os cidadãos a resgatar a Constituição da era da independência e acrescentou que essa data "é um lembrete do tipo de República que a Venezuela precisa" para alcançar a prosperidade, a reconciliação nacional e garantir o respeito às liberdades fundamentais, segundo o comunicado.

Anteriormente, a oposição venezuelana agrupada na Plataforma Unitária, da qual fazem parte os citados políticos antichavistas, já havia ratificado o compromisso de "alcançar a verdadeira independência" na Venezuela.

Já o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que tem a "certeza" de sua recuperação econômica gradual e com "cuidadosa estabilidade política", durante as comemorações do 211º aniversário da Ata da Independência.

“Vivemos esta data nacional com a certeza de nossa recuperação econômica gradual, de estabilidade política cuidada e defendida por todos e de um verdadeiro renascimento cultural e dos valores da ‘venezuelidade’”, disse Maduro em um vídeo transmitido antes do início do desfile cívico-militar para comemorar a data, no Paseo Los Próceres de Caracas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]