Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Oposição vence no Iraque; premiê contesta resultado

Apoiadores do premiê Nuri al Maliki protestam contra resultado das eleições | Mohammed Ameen/Reuters
Apoiadores do premiê Nuri al Maliki protestam contra resultado das eleições (Foto: Mohammed Ameen/Reuters)

A coalizão liderada pelo ex-premiê Iyad Allawi conquistou o maior número de cadeiras nas eleições parlamentares de 7 de março no Iraque. Mas o atual premiê, Nuri al Maliki – que tenta a reeleição –, disse que contestará o resultado.

A vitória foi apertada: a coalizão Iraqyia, de Allawi, terá 91 das 325 cadeiras do Conselho de Representantes, enquanto a Coa­­lizão para o Estado de Di­­reito, de Maliki, terá 89.

Já a xiita Aliança Nacional Iraquiana, ligada ao Irã e que inclui o clérigo radical Moqtada al Sadr, ficou com 70 cadeiras. A Aliança Curda e o Gorran – também curdo – obtiveram 51 cadeiras.

O resultado deixa em evidência a profunda divisão sectária do Iraque. Maliki conta com am­­plo apoio entre a maioria xiita, mas tem tentado mostrar-se co­­mo um nacionalista que ajudou a estabilizar o país.

Como vencedor, Allawi terá agora de formar uma coalizão com grupos rivais, já que não conseguiu obter uma ampla maioria no Parlamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.