Centenas de milhares de pessoas participaram neste sábado de uma passeata em Caracas de apoio ao candidato oposicionista à Presidência, Manuel Rosales, no fechamento da sua campanha.
O presidente Hugo Chávez é o favorito nas eleições, previstas para 3 de dezembro.
A oposição costuma convocar passeatas para demonstrar a força do movimento contra o esquerdista Chávez, apesar de as pesquisas mostrarem que ele tem uma vantagem de até 32 pontos percentuais.
Os manifestantes agitavam a bandeira da Venezuela, vermelha, amarela e azul, e aplaudiam enquanto Rosales fazia um discurso ardente em que prometia a vitória.
``A pesquisa real, não as que foram compradas, mostra que dentro de poucos dias a Venezuela terá um novo presidente'', disse Rosales. ``E, se isso não for o suficiente para eles, eles precisam ver essa pesquisa ao vivo de toda a Venezuela'', afirmou ele, apontando para a multidão.
``Temos que estar aqui para que Chávez vá embora'', disse Maria de Abreu, 69, imigrante portuguesa que participava da manifestação, em uma cadeira de rodas, sob o forte sol caribenho. ``Ele não fez nada de bom. É por isso que apóio Rosales.''
Rosales, governador do Estado de Zulia, rico em petróleo, promete cuidar de problemas como criminalidade e o desemprego, e redistribuir a riqueza da nação com o petróleo através de subsídios diretos para as famílias.
Chávez, ex-militar e aliado do cubano Fidel Castro, construiu o forte apoio dos pobres com as muito divulgadas alfinetadas e críticas contra o governo de George W. Bush, dos EUA, e uma campanha de desenvolvimento social multibilionária.
Durante a passeata, Chávez estava do outro lado do país, inaugurando um novo projeto de transporte público em Maracaibo, capital do Estado de Rosales.
Os críticos venezuelanos acusam Chávez, eleito pela primeira vez em 1998, de usar as instituições do Estado para seus próprios interesses políticos, e o Departamento de Estado norte-americano o chama de ameaça à democracia na América Latina.
A Venezuela é o quarto país exportador de petróleo para os EUA.



