Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cobrança dos EUA

Orbán diz a Trump que Hungria não tem como parar de comprar petróleo e gás da Rússia

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse que seu país “enfrentaria imediatamente uma queda de 4% no PIB” se parasse de importar energia da Rússia (Foto: Robert Hegedus/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse nesta sexta-feira (26) que afirmou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que seu país não tem como parar de comprar petróleo e gás natural da Rússia, uma reivindicação que o mandatário americano tem feito a países da União Europeia (UE).

Em entrevista à emissora de rádio estatal Kossuth, Orbán disse que, apesar da boa relação com Trump, “não há obrigação de acatarmos os argumentos um do outro”.

O premiê húngaro abordou o assunto porque Trump, em conversa nesta semana com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que falaria com Orbán sobre a reivindicação de interromper as compras de energia da Rússia.

“Se a Hungria cortasse [as importações de] petróleo bruto e gás natural russos, o país enfrentaria imediatamente uma queda de 4% no PIB”, argumentou Orbán.

“Centenas de milhares de famílias seriam arruinadas em um instante. Não haveria energia, e o preço da que sobrasse aumentaria muitas vezes”, disse o premiê húngaro, que também é aliado do ditador russo, Vladimir Putin.

“É claramente do interesse da Hungria [manter as importações da Rússia]. Agiremos de acordo”, acrescentou Orbán. “Ouviremos todos, responderemos com calma a todos e, então, faremos o que for do interesse do povo húngaro.”

Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (23), Trump reiterou a cobrança para que países da União Europeia parem de importar petróleo e gás natural da Rússia, alegando que tais compras financiam a agressão à Ucrânia.

“Eles precisam cessar imediatamente todas as compras de energia da Rússia”, disse Trump. “Caso contrário, estaremos todos perdendo muito tempo.”

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.