Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nações Unidas

Órgão de direitos humanos da ONU será presidido por cubano

Um importante órgão de direitos humanos da Organização das Nações Unidas indicou para sua presidência um professor de direito cubano que é diplomata do governo de Havana e porta-voz de seu ministério das Relações Exteriores.

Miguel Alfonso Martinez, de 73 anos, que atualmente atua como presidente da Sociedade Cubana de Direito Internacional, foi eleito para a presidência pelo comitê de 18 membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Para ser um de seus dois vice-presidentes foi escolhido o russo especialista em direito Vladimir Kartashkin, que serviu no ministério das Relações Exteriores da extinta União Soviética na década de 1970 e trabalhou por muitos anos no secretariado da ONU em Nova York.

O outro posto de vice-presidente será ocupado pela advogada e defensora dos direitos da mulher Mona Zulfikar.

Os membros do comitê - que disponibiliza informações para o conselho de 47 nações - são nomeados por seus governos, mas espera-se que trabalhem independentemente e que tomem decisões sem referência às autoridades de seus países.

O conselho foi formado há dois anos para substituir a desacreditada comissão de Direitos Humanos da ONU.

Críticos dizem que o conselho se tornou um terreno de disputa entre blocos de países, no qual as nações islâmicas - normalmente apoiadas por Rússia, China e Cuba - discutem com países ocidentais por visões distintas dos direitos humanos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.