Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde com Mickey

Orlando terá hospital da Disney para crianças

Uma internação ou um tratamento por obesidade não serão os mesmos para muitas crianças quando a gigante americana do entretenimento Walt Disney World inaugurar, dentro de três anos, seu hospital pediátrico em Orlando (Flórida), onde funcionam seus parques de diversões e hotéis.

Os responsáveis por cuidar das crianças serão pediatras e especialistas com vasta experiência, mas a entrada da Disney no campo da medicina já provoca polêmica e debate entre profissionais do setor.

A empresa assinou um acordo com o Hospital Infantil da Flórida e doou 10 milhões de dólares para renovação e ampliação desta instituição, que, a partir de 2010, levará a marca Disney em sua denominação nome.

O nome oficial ainda será decidido.

"O hospital não será administrado pela Disney e sim pelo Hospital Infantil da Flórida. E funcionará no centro de Orlando, não no mesmo endereço dos parques", disse à AFP Kim Prunty, porta-voz da Disney.

Um total de 60 pediatras e uma equipe de quase 600 pessoas trabalharão no local.

O papel central da Disney será alegrar o entorno - com desenhos no estilo da empresa e muitos personagens presentes no local. O objetivo é proporcionar uma experiência menos traumática no hospital.

"Mesmo em momentos de incerteza, as crianças querem e precisam brincar, exercitar sua imaginação e sonhar", disse a presidente do Walt Disney World Resort, Meg Crofton.

Na semana passada o casal Mickey e Minnie participou do início das obras.

"Estamos criando um ambiente no qual a criança mais enferma possa sentir alegria e felicidade enquanto está no hospital", disse Marla Silliman, administradora do Hospital da Flórida.

Porém, nem todos pensam assim e o debate é cada vez maior.

Tony Chen, diretor da área de desenvolvimento de negócios em um importante hospital americano, dirige o blog "Hospital Impact" e declara apoio ao projeto, mas deixa uma pergunta no ar aos executivos da Disney: "Pensaram que estão colocando seu nome em um lugar no qual crianças podem morrer?".

"Há muito o que melhorar em nossos hospitais e em nosso sistema de saúde, mas acredito que podemos conseguir isto com melhores modelos que a Corporação Walt Disney. Ninguém morre no mundo da Disney", afirma Dave, um dos comentaristas do blog.

O debate começou com a publicação em 2004 do best-seller "Se a Disney administrasse seu hospital" (If Disney ran your hospital).

O livro apresentou aos médicos uma situação que eles não imaginavam que se tornaria real alguns anos depois.

Alguns temem que se o hospital for um sucesso, a Disney passe a inaugurar centros médicos ao redor do mundo.

O primeiro hospital pediátrico Disney terá 200 leitos para internação, em quartos com espaçou ou não para os familiares.

O centro contará com todos os serviços necessários para responder aos problemas da infância. Um departamento de emergências, um centro de cirurgia pediátrica e programas que incluem cirurgia avançada, oncologia, neurocirurgia, cardiologia e transplantes.

Contará ainda com um serviço de saúde e obesidade. Porém não terá uma maternidade, apesar do desejo de muitas mães.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.