• Carregando...
Anders Fogh Rasmussen fez o anúncio sobre a Turquia nesta terça-feira (9) | Reuters/Francois Lenoir
Anders Fogh Rasmussen fez o anúncio sobre a Turquia nesta terça-feira (9)| Foto: Reuters/Francois Lenoir

O chefe da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse nesta terça-feira (9) que a aliança militar de 28 países tem planos prontos para defender a Turquia de um ataque da Síria se for necessário, mas que espera uma solução negociada para encerrar as tensões entre os dois países.

Embaixadores da Otan declararam apoio à Turquia em uma reunião de emergência na semana passada, depois que morteiros sírios atingiram uma cidade turca na fronteira, matando cinco civis.

Os dois vizinhos têm trocado disparos na fronteira desde então, no pior incidente da revolta de 18 meses na Síria contra o regime do presidente Bashar al-Assad a cruzar as fronteiras do país.

"Temos todos os planos necessários prontos para proteger e defender a Turquia, se necessário", disse o secretário-geral da Otan a repórteres antes de um encontro dos ministros da Defesa dos países da aliança, em Bruxelas.

Na segunda-feira, o presidente turco, Abdullah Gul, disse que os "piores cenários" estão se desenrolando na Síria no momento, e que a Turquia fará tudo que for necessário para se proteger.

Gul disse que a violência no país vizinho ao sul não pode durar indefinidamente, e que a queda de Assad é inevitável.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse também na segunda-feira que a escalada do conflito na fronteira de Turquia e Síria e o impacto da crise no Líbano são "extremamente perigosos" para a região.

Forças turcas têm revidado diariamente os ataques feitos do norte da Síria e ampliaram sua presença ao longo dos 900 quilômetros de fronteira nos últimos dias.

Rasmussem elogiou o governo sírio por sua postura comedida e afirmou esperar que as partes evitem uma escalada no conflito.

"Obviamente a Turquia tem o direito de se defender com as leis internacionais", disse. "Acrescentaria que obviamente a Turquia pode contar com a solidariedade da Otan."

A Turquia ingressou na Otan em 1952.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]