O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, felicitou nesta sexta-feira a União Europeia (UE) por ter sido agraciada com o prêmio Nobel da Paz 2012 e lembrou que esta organização foi uma peça-chave na hora de "dar forma à nova Europa".
"A UE desempenhou um papel vital na cura das feridas da história e na promoção da paz, da reconciliação e da cooperação na Europa", afirmou em comunicado.
Além disso, Rasmussen destacou a contribuição dos 27 países do bloco para o avanço "da liberdade, da democracia e dos direitos humanos em todo o continente e além".
Neste sentido, ressaltou os "valores compartilhados" que unem ambas as instituições.
"A União Europeia é um parceiro único e essencial para a Otan. Espero com interesse o fortalecimento de nossa associação estratégica, segundo o estipulado pelas duas organizações, para promover a paz, a estabilidade e a segurança", acrescentou.
O Comitê Nobel da Noruega anunciou hoje o prêmio à UE e o justificou com suas conquistas para "o avanço da paz e da reconciliação" na Europa, assim como do estabelecimento "da democracia e dos direitos humanos" no velho continente.



