Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
wake up

Ouça primeira música do disco de rock progressivo do papa Francisco

 | /
(Foto: /)

A gravadora Believe Digital divulgou na última semana uma das canções que estarão no disco “Wake Up”, um compilado de 11 músicas cujas letras são discursos do papa Francisco. O álbum foi aprovado pelo Vaticano e estará disponível para compra em novembro.

A música, divulgada nos canais oficiais da gravadora, dá o tom do disco. “Wake up! Go! Go! Forward” é um consistente pop-rock progressivo com belo instrumental: linhas de guitarra afiadas, baixo galopante e metais se intercalam criando uma atmosfera crescente para as fortes palavras de Francisco.

A letra usa inserções de uma homília do papa de 2014 para sul-coreanos, na qual o pontífice manda uma mensagem aos fieis de todo o mundo sobre a “responsabilidade que Deus lhes deu”. “ É um dever ser vigilante, não permitir pressões, tentações ou pecados nossos e de outros”, diz Francisco.

Ainda em “Wake Up”, Francisco convida a “apreciar a Santidade e ser grato a ela”. “Acorde! Vá! Vá em frente! Queridos jovens, Deus, nosso Deus, nos abençoou”, disse ele à plateia de jovens sul-coreanos, em trecho inserido na canção. Assista ao vídeo com a canção e a letra (em inglês):

Disco do papa

“Wake Up” foi produzido por Dom Giulio Neroni, que já trabalhou em discos de orações lançados pelos papas João Paulo II e Bento XVI. “Como nos álbuns anteriores, eu tentei ser muito fiel à pastoral e à personalidade do papa Francisco: o papa do diálogo, das portas abertas, da hospitalidade. A música contemporânea (rock, pop, ritmos latinos, etc.) dialogam com a tradição cristã dos hinos sagrados”, disse ele à revista “Rolling Stone”.

Boa parte do repertório foi composto por Tony Pagliuca, um músico italiano que na década de 1970 teve uma banda de rock progressivo chamada Le Orme. “Colocar a voz e as palavras de Francisco em minha música foi uma experiência fantástica”, relatou à revista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.