Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Miguel Uribe

Pai de candidato assassinado disputará eleição presidencial na Colômbia no lugar do filho

Miguel Uribe Londoño, pai do senador assassinado Miguel Uribe Turbay, anunciou que concorrerá à presidência no lugar do filho. (Foto: EFE/Rafa Salafranca ARCHIVO [archivo 12/5/2003 ] e EFE/ Carlos Ortega)

Ouça este conteúdo

Miguel Uribe Londoño, pai do senador assassinado Miguel Uribe Turbay, anunciou que concorrerá à presidência pelo partido de direita Centro Democrático no lugar de seu filho.

Segundo informou nesta sexta-feira (22) o Centro Democrático, o próprio Uribe Londoño pediu que lhe fosse permitido “ingressar no processo de seleção do candidato presidencial do partido Centro Democrático em representação de toda a família de Miguel Uribe Turbay”.

Assim como seu filho, Londoño vem para fazer oposição ao atual governo de Gustavo Petro.

“Tendo em conta o exposto, o Centro Democrático e seus pré-candidatos à presidência dão as boas-vindas ao senhor Miguel Uribe Londoño, que a partir de hoje entra no processo de seleção do candidato à presidência” para as eleições de 2026, disse a legenda.

Desta forma, Uribe Londoño, que teve uma passagem pela política nos anos 90, se junta aos senadores María Fernanda Cabal, Paloma Valencia, Paola Holguín e Andrés Guerra, que aspiram obter a indicação do partido para as eleições presidenciais do próximo ano.

Uribe Turbay, de 39 anos e quinto membro dessa lista, morreu no dia 11 de agosto, dois meses depois de ter sido gravemente ferido com dois tiros na cabeça em um atentado no dia 7 de junho em Bogotá.

No funeral do filho, Uribe Londoño fez um discurso em que afirmou que “as ideias de Miguel estão mais atuais do que nunca”, condenou a violência e pediu para “frear essa loucura em 2026”, ano em que serão realizadas eleições legislativas e presidenciais no país.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.