• Carregando...
Moradores de Winnenden, cidade de 27 mil habitantes, prestam homenagem aos mortos: dia de comoção em toda a Alemanha | Fabrizio Bensch/Reuters
Moradores de Winnenden, cidade de 27 mil habitantes, prestam homenagem aos mortos: dia de comoção em toda a Alemanha| Foto: Fabrizio Bensch/Reuters

Promotores podem acusar o pai de um adolescente alemão que matou várias pessoas numa escola na semana passada de homicídio involuntário por ter deixado a arma usada nas mortes acessível em seu quarto, apesar de saber que seu filho estava sofrendo de depressão.

Tim Kretschmer, de 17 anos, usou a pistola Beretta de seu pai para matar 12 alunos e professores em sua ex-escola e três outras pessoas na quarta-feira, antes se de matar com um tiro ao ser encurralado pela polícia.

Promotores em Stuttgart, no sul da Alemanha, disseram nesta segunda-feira (16) que abriram uma investigação sobre o papel do pai no crime, depois de constatar que ele provavelmente tinha conhecimento do estado mental frágil de seu filho.

A polícia disse que Tim Kretschmer se submeteu a tratamento para depressão entre abril e setembro do ano passado, tendo então interrompido o tratamento.

"Há sinais concretos de que os pais tinham conhecimento dos problemas de saúde de seu filho", disseram os promotores e a polícia local em comunicado conjunto à imprensa. "Com base nisso, há razões para suspeitar que este possa ter sido um caso de homicídio involuntário."

O pai de Kretschmer é integrante de um clube de tiro e tinha 15 armas em casa. Quatorze delas eram mantidas trancadas num armário próprio, conforme exige a lei, mas a polícia disse que a Beretta era guardada no quarto do pai, sem estar trancada.

A mãe não está sendo investigada porque nenhuma das armas pertencia a ela.

O ataque na cidade de Winnenden, no sudoeste do país, foi o pior em uma escola na Alemanha desde 2002, quando um rapaz de 19 anos matou 16 pessoas a tiros na cidade de Erfurt, no leste do país, e depois se matou.

O incidente desencadeou um debate sobre se armas de fogo deveriam ser proibidas em residências. Pesquisas de opinião indicam que os alemães são favoráveis à proibição, mas políticos de alto escalão consideram que isso seria impraticável.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse no domingo que é crucial assegurar a implementação correta das normas sobre o armazenamento de armas e munições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]