Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pressão contra o regime

Países europeus convocam embaixadores do Irã após repressão violenta contra protestos

Os protestos no Irã deixaram centenas de mortos, alerta ONG.
Os protestos no Irã deixaram centenas de mortos, alerta ONG (Foto: Reprodução/X/Iran Human Rights)

Ouça este conteúdo

França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e outros países europeus convocaram nesta terça-feira (13) representantes diplomáticos do Irã para cobrar explicações sobre a repressão violenta do regime islâmico contra os protestos em curso no país.

As mobilizações no Irã estão sendo marcada por assassinatos, detenções arbitrarias e restrições ao acesso à internet, segundo informaram opositores e organizações de direitos humanos.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da França, o embaixador iraniano no país foi chamado para ouvir a condenação do governo de Emmanuel Macron à “violência de Estado” contra manifestantes pacíficos. O chanceler francês Jean-Noël Barrot classificou a repressão em curso no Irã  como “intolerável, insuportável e desumana”. Na Alemanha, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a convocação do embaixador iraniano em Berlim e afirmou, em nota divulgada na rede X, que a repressão do regime contra a própria população é “brutal” e “chocante”.

O Reino Unido também convocou o embaixador iraniano no país. O país exigiu que Teerã responda pelas denúncias de mortes e abusos durante as manifestações.

Na Espanha, o ministro das Relações Exteriores José Manuel Albares afirmou que o governo espanhol convocou o embaixador iraniano para exigir respeito ao direito de manifestação pacífica e à liberdade de expressão.

A Dinamarca chamou o encarregado de negócios do Irã - já que o embaixador não se encontra no país - para expressar a condenação ao uso da violência contra manifestantes. Segundo comunicado oficial, Copenhague instou o Irã a cumprir suas obrigações internacionais, incluindo os direitos de reunião e associação.

Outros governos europeus, entre eles a Itália, também aderiram às convocações diplomáticas. A União Europeia já condenou o uso “desproporcional e pesado” da força pelas autoridades iranianas contra as mobilizações e manifestou solidariedade aos que estão indo às ruas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.