Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Faixa de Gaza

Palestinos ficam feridos em Gaza após disparos israelenses

Israel também limitou o acesso de palestinos à Esplanada das Mesquitas

Seis agricultores palestinos ficaram feridos nesta sexta-feira na zona leste da Faixa de Gaza por disparos de soldados israelenses localizados do outro lado da fronteira, informou o porta-voz do Ministério da Saúde, Ashraf al-Qedra.

O incidente, não confirmado pelo Exército israelense mas que representa a primeira denúncia de violação da trégua pactuada na quarta-feira, aconteceu no leste da cidade de Janyunes quando os agricultores trabalhavam em suas terras.

Israel limita acesso de palestinos à Esplanada das Mesquitas

O acesso de palestinos à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, foi limitado nesta sexta-feira por razões de segurança, informou a polícia israelense.

'Apenas homens maiores de 40 anos e com documento de identidade emitido pelas autoridades israelenses poderão ir à Esplanada das Mesquitas, cujo acesso permanecerá liberado para as mulheres', disse mais cedo o porta-voz da polícia Luba Samri.

'Importantes forças da polícia e da guarda de fronteira serão enviadas a zonas sensíveis da Cidade Velha de Jerusalém'.

A medida foi decidida após o anúncio do Exército hebreu de deter 55 ativistas palestinos na Cisjordânia por "atividades terroristas", depois da entrada em vigor, na quarta-feira, do cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

A Esplanada das Mesquitas, onde estão a Cúpula da Rocha e a mesquita Al Aqsa, é o terceiro local mais sagrado do Islã e está em Jerusalém Oriental, conquistada e anexada por Israel em 1967, em uma decisão não reconhecida pela comunidade internacional.

Israel considera o conjunto de Jerusalém como sua "capital eterna e indivisível", enquanto os palestinos querem estabelecer na parte oriental a capital do Estado ao qual aspiram.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.