
Ouça este conteúdo
O papa Francisco apresentou nova melhora em seu estado de saúde após 25 dias internado no hospital Gemelli, em Roma, para tratamento de uma pneumonia bilateral. Segundo comunicado da Santa Sé desta segunda-feira (10), os médicos consideram que ele não está mais em "perigo iminente", embora ainda precise permanecer sob cuidados hospitalares por mais alguns dias.
De acordo com o boletim oficial divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano, "a condição clínica do Santo Padre continua estável. As melhoras registradas nos dias anteriores se consolidaram ainda mais, como confirmam os exames de sangue, a objetividade clínica e a boa resposta à terapia medicamentosa". Com base nessa evolução positiva, os médicos decidiram retirar o "prognóstico reservado" que havia sido mantido desde sua internação em 14 de fevereiro.
No entanto, o comunicado ressalta que "tendo em vista a complexidade do quadro clínico e o importante quadro infeccioso apresentado na admissão, será necessário continuar o tratamento médico farmacológico em ambiente hospitalar por mais alguns dias".
Apesar da internação prolongada, Francisco, de 88 anos, tem acompanhado à distância algumas atividades do Vaticano. Nesta segunda-feira, o pontífice participou dos Exercícios Espirituais da Cúria por meio de transmissão de vídeo. Pela manhã, recebeu a Eucaristia e se dirigiu à capela de seu apartamento particular no hospital para um momento de oração. Durante o dia, alternou períodos de descanso com oração.







