• Carregando...

Durante a abertura da reunião religiosa "A complementaridade entre homem e mulher" nesta segunda-feira (17), o papa Francisco afirmou que não se deve reduzir as relações entre homens e mulheres a "um modelo único e simplista".

"Quando falamos em complementaridade entre homem e mulher, neste contexto [de família] não devemos confundir tal terminação com a ideia simplista que todas as funções e as relações entre ambos os sexos estão confinados a um modelo único e estático", disse o papa de acordo com a Rádio Vaticano.

Segundo o líder da Igreja Católica, esse relacionamento "assume muitas formas porque cada homem e cada mulher trazem consigo sua própria contribuição pessoal ao matrimônio e à educação dos filhos". Ainda na abertura, ele afirmou que essa riqueza de diferenças "não é só um bem, mas também uma beleza".

O papa disse ainda que todas as crianças têm o direito de "crescer com um pai e uma mãe capazes de criar um ambiente idôneo para o desenvolvimento e amadurecimento afetivos". Por causa disso, o matrimônio é "fundamental" para que a sociedade seja estável e traga benefícios a todos.

Falando aos católicos, o papa fez um apelo para que todos se empenhem em ser solidários, fieis e terem um amor fecundo para fazer com que a sociedade e as famílias sejam melhores. Ele ainda pediu uma oração especial para o jovens "que representam o futuro".

"É preciso que não deixem que eles se envolvam com uma mentalidade danosa do provisório. Que eles sejam revolucionários pela coragem de criar um amor forte e duradouro, que ande contra a corrente. É isso que precisa ser feito", disse.

O pontífice voltou a criticar a cultura de descarte da sociedade moderna, dizendo que as famílias estão em crise porque "vivemos na cultura do provisório". Ele afirmou que a "mudança" nas roupas e na moral trouxe mais liberdade às pessoas, mas "trouxe uma devastação espiritual e material a inúmeros seres humanos, especialmente os mais vulneráveis".

Ao finalizar seu discurso, Francisco afirmou que "o declínio da cultura do matrimônio está associado ao aumento da pobreza e de inúmeros problemas sociais" e que é preciso "insistir que as pilastras fundamentais que mantêm uma nação são os seus bens imateriais".

Viagem aos EUAO papa anunciou nesta segunda que visitará os Estados Unidos no próximo ano. Será sua primeira viagem ao país. Francisco participará do Encontro Mundial de Famílias, na Filadélfia, em setembro. É provável que o papa visite também a capital Washington e Nova York, mas isso não foi confirmado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]