Publicidade
Internacional

Papa e rei da Inglaterra trocam títulos religiosos pela primeira vez em 500 anos

Papa Leão XIV em momento de interação com fiéis da igreja católica.
Papa Leão XIV em momento de interação com fiéis da igreja católica. (Foto: Fábio Frustaci/EFE)

O Papa Leão XIV e o rei Carlos III da Inglaterra concederam títulos religiosos honorários um ao outro, a primeira vez que isso acontece em 500 anos, segundo o site oficial da Família Real Britânica.

"Com a graciosa aprovação de Sua Majestade o Rei, o Deão e os Cônegos de Windsor têm o prazer de anunciar que Sua Santidade o Papa Leão XIV tornou-se Confrade Papal do Colégio de São Jorge na Capela de São Jorge, Windsor", afirma o texto publicado em 23 de outubro. O anúncio destaca que ambos os líderes buscaram sublinhar os laços entre as tradições cristãs, dentro de um contexto global marcado pela polarização e pelo conflito.

"Conscientes do valor da unidade cristã, em um mundo cada vez mais polarizado e turbulento, o Rei e o Papa uniram-se em fraternidade cristã e, pela primeira vez em meio milênio, estão recebendo títulos religiosos que sublinham o que une, em vez do que separa a Igreja Católica Romana e a Igreja da Inglaterra", observa o texto.

A declaração acrescenta que esse gesto representa "um sinal visível de comunhão espiritual, amizade ecumênica e fraternidade cristã".

O documento também reconhece os laços históricos entre o colégio e a Capela de São Jorge, Windsor, e a Santa Sé, bem como o progresso alcançado nas relações entre a Igreja Católica, a Igreja da Inglaterra e a Comunhão Anglicana.

O texto observa que outubro marca um ano desde a "histórica visita de Estado à Santa Sé" feita pelo rei Carlos III e sua esposa, a rainha Camilla. Naquela ocasião, o monarca britânico foi recebido como "confrade real" da basílica papal e abadia de São Paulo Extramuros em Roma. Naquele momento, o Santo Padre já havia sido convidado a tornar-se "confrade papal" de São Jorge em Windsor.

Assim como já existe uma cadeira para o rei da Inglaterra na basílica de São Paulo Extramuros, uma cadeira semelhante para o papa será em breve inaugurada na Capela de São Jorge em Windsor. Ela será consagrada no outono europeu, ao lado de um "ícone em mosaico de Cristo de Cefalù, presenteado a Sua Majestade por Sua Santidade durante a Visita de Estado", concluiu a declaração.

Em 23 de outubro de 2025, o Papa Leão XIV e o rei Carlos III rezaram juntos na Capela Sistina, marcando a primeira vez que um papa e um monarca britânico rezam juntos durante uma visita de Estado ao Vaticano.

Durante a visita, o rei Carlos conferiu ao papa o título de Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem do Banho, enquanto o pontífice concedeu ao monarca a honra de Cavaleiro Grã-Cruz com Colar da Ordem Vaticana de Pio IX, e à rainha Camilla a distinção de Dama Grã-Cruz da mesma ordem.

Após a chegada à Inglaterra de monges missionários romanos como Santo Agostinho de Cantuária e São Paulino de York durante os séculos VI e VII, reis saxões, incluindo Offa e Æthelwulf, contribuíram para a manutenção dos túmulos dos apóstolos em Roma.

No final da Idade Média, os reis da Inglaterra eram reconhecidos como "protetores" da basílica e abadia de São Paulo Extramuros; seu brasão passou a incluir as insígnias da Ordem da Jarreteira, a mais antiga e prestigiosa ordem do Reino Unido. Essa tradição foi interrompida pela Reforma e pelos séculos de distanciamento que se seguiram.

Uma nova cadeira, com o brasão real e a inscrição latina Ut unum sint (Para que sejam um), foi colocada na basílica de São Paulo Extramuros para o rei Carlos e seus sucessores usarem durante futuras visitas.

©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: For first time in 500 years, pope and king of England bestow religious titles on each other https://www.ewtnnews.com/vatican/for-first-time-in-500-years-pope-and-king-of-england-bestow-religious-titles-on-each-other

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.