Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Papa facilita a entrada de anglicanos na Igreja Católica

O cardeal William Joseph Levada anunciou a decisão do Papa: busca da união | Tony Gentile/Reuters
O cardeal William Joseph Levada anunciou a decisão do Papa: busca da união (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Cidade do Vaticano - O Papa Bento XVI deu ontem um grande passo para facilitar a en­­trada de anglicanos na Igreja Ca­­tólica. Essa iniciativa surge após anos de descontentamento por parte de setores anglicanos com as recentes ordenações de sacerdotisas mulheres e de bispos homossexuais. Existem cerca de 77 mi­­lhões de anglicanos no mundo.

Conforme o Vaticano, Bento XVI aprovou um documento se­­gundo o qual anglicanos podem se unir ao catolicismo – individualmente ou em grupos –, mantendo algumas das suas tradições. Desta forma, o Papa permitiu a an­­­­glicanos a concessão de uma di­­visão pessoal, parecida com a Opus Dei – no caso dos anglicanos, porém, a criação dos ordinariatos pessoais dependerá de um bispo particular, e não do diocesano.

Foi talvez o passo mais claro e ousado do Vaticano em receber anglicanos descontentes desde que o rei Henrique 8.º, da Ingla­­terra, rompeu com o papa e se proclamou chefe da Igreja Angli­­cana, no século 16.

Essa nova estrutura prevê a ordenação de clérigos anglicanos não casados como bispos que supervisionarão comunidades de ex-anglicanos convertidos católicos que reconhecem o Papa como líder. Já os clérigos anglicanos ca­­sados poderão ser ordenados sa­­cerdotes católicos e permanecer casados, mas jamais poderão ser bispos.

As novas regras, que entrarão em vigor em breve, não afetam a proibição do catolicismo de que seus próprios sacerdotes se ca­­sem.

"Desta forma, a Constituição Apostólica [documento que instituiu a mudança] tenta balancear, por um lado, a preocupação em preservar o valioso patrimônio litúrgico e espiritual anglicano", afirmou o Vati­­cano, em um co­­mu­­nicado.

No passado, exceções deste tipo foram concedidas apenas pontualmente, em alguns países. Agora, todo anglicano do mundo pode integrar a estrutura católica, se quiser.

O cardeal William Joseph Le­­vada, prefeito da Congregação pa­­ra a Doutrina da Fé, disse que a me­­dida responde a vários pedidos feitos à Santa Sé por grupos anglicanos de diferentes países que de­­sejam entrar em plena e vi­­sível co­­munhão com a Igreja Ca­­tólica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.