• Carregando...
O papa Francisco durante a oração do Angelus, neste domingo (9), na Cidade do Vaticano.
O papa Francisco durante a oração do Angelus, neste domingo (9), na Cidade do Vaticano.| Foto: EFE/Riccardo Antimiani

O papa Francisco anunciou neste domingo (11), após a Oração do Angelus, que elevará 21 clérigos ao posto de cardeal. Cinco religiosos da América do Sul (três argentinos, um colombiano e um venezuelano) integram a lista dos escolhidos, que ainda inclui bispos de lugares em que o os católicos representam uma pequena minoria – como Sudão do Sul, Malásia e Hong Kong.

O consistório, como é chamada a cerimônia de nomeação, está marcado para o dia 30 de setembro deste ano. Será o nono do Pontificado do papa Francisco, que em agosto de 2022 deu posse a dois brasileiros – Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.

Dezoito dos novos cardeais têm menos de 80 anos e poderão participar de um eventual conclave para escolher o próximo papa. Os outros três, sem direito a voto, serão nomeados como um reconhecimento de seus serviços prestados à Igreja.

Entre os destaques da nova relação estão dois clérigos de regiões geopolíticas que são motivo de preocupação por parte do Vaticano. O monsenhor Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, é o principal sacerdote católico no Oriente Médio – onde os ataques à comunidade cristã se intensificaram nos últimos anos.

Já o bispo de Hong Kong, Stephen Sal-yan Chow, tem sido considerado um nome com bom trânsito na China, país em que a liderança comunista sempre manteve uma relação de tensão com a Igreja.

Os religiosos sul-americanos incluídos na lista são o colombiano Luis José Rueda Aparicio (arcebispo de Bogotá), o venezuelano Diego Rafael Padrón Sánchez (arcebispo emérito de Cumaná) e os argentinos Víctor Manuel Fernández (prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé), Ángel Sixto Rossi (arcebispo de Córdoba) e Luis Pascual Dri (confessor do Santuário de Nossa Senhora de Pompeia).

Em seu discurso deste domingo, o papa Francisco afirmou que as diferentes origens dos novos cardeais “exprime a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da Terra”. “Além disso, a inclusão de novos cardeais na Diocese de Roma demonstra o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as igrejas espalhadas pelo mundo”, acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]