• Carregando...
Francisco reuniu milhares de pessoas durante a edição deste ano da JMJ, realizada em Portugal
Francisco reuniu milhares de pessoas durante a edição deste ano da JMJ, realizada em Portugal| Foto: Reprodução Agência EFE

O Papa Francisco anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2027, será realizada em Seul, na Coreia do Sul. É a primeira vez, desde 1995, que o principal evento católico internacional retorna para a Ásia, o que o Francisco exemplificou como um “símbolo da universalidade da Igreja”.

O anúncio foi realizado na manhã deste domingo em Lisboa, ao final da missa que o Pontífice celebrou diante de 1,5 milhão de jovens e que encerrou a edição da Jornada deste ano.

Francisco aproveitou a ocasião e pediu para os jovens de todo o mundo se reunirem em 2025 a fim de celebrar o Jubileu da Juventude em Roma. "Espero por vocês lá", disse.

O líder religioso, que já participou nas edições da JMJ no Rio de Janeiro, Cracóvia, Cidade do Panamá e Lisboa, destacou a relevância da edição asiática, dizendo que se deslocará da fronteira ocidental da Europa para o Extremo Oriente. “E este é um belo sinal da universalidade da Igreja e do sonho de unidade de que sois testemunhas”, completou.

A última edição asiática do evento foi liderada pelo Papa São João Paulo II em Manila, nas Filipinas, quando milhões de pessoas compareceram ao evento. Francisco agradeceu e relembrou a importância do criador das JMJ.

"Um agradecimento especial àqueles que velaram do céu pela JMJ, ou seja, aos santos padroeiros do evento, e a um em particular: João Paulo II, que deu vida às Jornadas Mundiais da Juventude", destacou.

Ao concluir a missa desta manhã, Francisco estendeu seus agradecimentos ao cardeal patriarca de Lisboa e a toda a Igreja, ao povo português e ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve presente em todos os eventos da JMJ.

"Obrigado a você, Lisboa, que permaneça na memória destes jovens como casa de fraternidade e cidade de sonhos. E obrigado aos voluntários, a quem enviamos o nosso aplauso pelo seu grande serviço", acrescentou.

Somente na Vigília da Jornada Mundial da Juventude, 1,5 milhão de pessoas se agruparam em Lisboa, 500 mil além do esperado. No sábado pela manhã, o Papa ainda fez uma visita ao Santuário de Fátima. Diante de 200 mil fiéis, Francisco rezou o terço e orou em silêncio diante da imagem da Virgem.

Na tarde deste domingo, o Pontífice ainda cumprimentará os milhares de voluntários que tornaram possível a celebração do evento católico em Portugal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]