Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Semana Santa

Papa Francisco aparece de surpresa para saudar fiéis no Domingo de Ramos

Papa Francisco saúda os fiés (Foto: EFE/EPA/FABIO FRUSTACI)

Ouça este conteúdo

O papa Francisco, que ainda se recupera de problemas de saúde, fez uma aparição não programada diante dos fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, ao final da missa de Domingo de Ramos.

O pontífice, de 88 anos, apareceu em sua cadeira de rodas e sem as cânulas nasais para oxigênio e quis cumprimentar os fiéis após a celebração que marca o início da Semana Santa.

"Bom Domingo de Ramos, boa Semana Santa", disse ele brevemente no altar central da praça, onde cumprimentou o cardeal argentino Leonardo Sandri, a quem o papa delegou a presidência da missa de Domingo de Ramos.

O líder religioso passeou entre os fiéis e parou para trocar algumas palavras com um grupo de freiras que lhe transmitiram mensagens de incentivo, além de cumprimentar várias crianças, com as quais fez gestos de cumplicidade, enquanto se ouviam gritos de "Viva" para o papa.

"No final da missa, o papa Francisco se juntou aos peregrinos e fiéis na praça e desejou-lhes felicidades para o Domingo de Ramos e o início da Semana Santa. Então, em seu caminho de volta à Basílica, parou em oração no túmulo do Apóstolo e em frente ao monumento dedicado a Bento XV", relatou o Vaticano em um comunicado.

Essa é a mais recente aparição "surpresa" do pontífice durante sua convalescença em sua residência na Casa Santa Marta desde que ele deixou o hospital Gemelli, de Roma, em 23 de março, após 38 dias de internação por pneumonia bilateral e outros problemas respiratórios.

Depois de sua reaparição no último domingo, também na praça do Vaticano, durante o Jubileu dos Enfermos, o papa Francisco deixou a residência em duas outras ocasiões, apesar das estimativas dos médicos de que ele deveria passar pelo menos dois meses em repouso.

Na última quinta-feira, o papa apareceu de calça escura, camiseta e poncho na Basílica de São Pedro, que ele também percorreu em uma cadeira de rodas para observar a restauração da área da Cátedra e rezar no túmulo de Pio X.

Na quarta-feira, o rei britânico Charlos III e a rainha Camilla, que viajavam pela Itália para celebrar 20 anos de casados, também fizeram uma visita não anunciada ao pontífice, embora o encontro oficial tenha sido cancelado devido à saúde do papa Francisco.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.