Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vaticano

Papa Francisco apresenta insuficiência respiratória, diz novo boletim médico

Papa apresenta insuficiência respiratória, diz novo boletim médico.
De acordo com informações da sala de imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco apresentou insuficiência respiratória. (Foto: Vatican Media/AFP)

Ouça este conteúdo

O Papa Francisco apresentou insuficiência respiratória devido ao acúmulo de muco, que precisou ser aspirado. A ventilação mecânica não invasiva precisou ser retomada, segundo o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Vaticano.

“No dia de hoje, o Papa apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo. Foram realizadas duas broncoscopias para aspirar as secreções. No período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva”, informou o Vaticano.

Ainda segundo o boletim, o Papa não apresenta nova infecção, mas seu estado de saúde segue “complexo”. “Os exames de sangue permanecem inalterados, sem sinais de leucocitose. Isso indica que não há nova infecção, e que o acúmulo de muco é consequência da pneumonia. As crises de hoje foram provocadas pela resposta dos brônquios ao muco acumulado”, detalha o documento.

O Papa foi internado na Policlínica Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. Após uma aparente melhora na semana passada, sofreu uma crise respiratória nesta sexta-feira (28). No entanto, seu estado de saúde se estabilizou no fim de semana e agora voltou a piorar nesta segunda-feira (03).

Pelo terceiro domingo consecutivo, o Papa Francisco não realizou a tradicional oração do Angelus. O Vaticano, porém, divulgou um texto escrito por ele, no qual agradece “pelas orações que se elevam ao Senhor de tantas partes do mundo”.

Francisco também afirmou que sente “todo o afeto e proximidade” dos fiéis. “Neste momento particular, sinto-me ‘carregado’ e apoiado por todo o povo de Deus. Obrigado a todos vocês”, declarou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.