
Ouça este conteúdo
O estado de saúde do Papa Francisco segue em evolução positiva, conforme o boletim médico divulgado neste domingo (9) pelo Vaticano. O pontífice apresentou uma melhora gradual e conseguiu retomar a alimentação com alimentos sólidos. Apesar do progresso, o quadro ainda é considerado complexo, exigindo cuidados contínuos.
Durante o dia, Francisco recebeu a visita do cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, e do arcebispo Edgar Peña Parra, Substituto da Secretaria de Estado. O Papa Francisco manteve sua rotina de terapias, incluindo fisioterapia respiratória e motora. Além disso, acompanhou atividades espirituais da Igreja Católica por videoconferência.
Segundo os médicos, à noite, ele utilizará ventilação mecânica não invasiva, um dispositivo que auxilia a respiração sem a necessidade de intubação, aliviando o esforço dos pulmões.
O boletim divulgado anteriormente, no sábado (8), já indicava que Francisco vinha respondendo bem ao tratamento. "As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis nos últimos dias, demonstrando uma boa resposta à terapia", informou o documento.
Diante da estabilidade do quadro, o Vaticano anunciou que um novo boletim será publicado na noite de segunda-feira (10).
Na madrugada de sábado, Francisco teve mais uma noite tranquila, permanecendo em repouso. Desde sexta-feira (7), seu estado clínico é descrito como estável dentro de um quadro de saúde delicado.
De acordo com o Vaticano, durante o dia, ele alterna períodos de descanso, oração e tratamento, utilizando cânulas nasais para oxigenação de alto fluxo e, à noite, ventilação mecânica não invasiva.
Apesar das limitações, o Papa Francisco conseguiu deixar o quarto por um breve período para fazer orações e até retomou algumas atividades de trabalho. Na capela próxima ao seu quarto, ele permaneceu por cerca de 20 minutos e realizou pequenas tarefas administrativas.
VEJA TAMBÉM:






