• Carregando...

O papa Francisco cumpre nesta quarta-feira (17) seu 78º aniversário, em um dia no qual o Vaticano não programou qualquer ato oficial, pois o costume é festejar apenas a onomástica (dia do santo homenageado no nome do pontífice, no caso São Jorge, festejado em 23 de abril).

Este ano, o aniversário do papa acontece dias após uma data especial para o pontífice, como lembrou recentemente em sua conta oficial de Twitter: em 13 de dezembro, o atual bispo de Roma completou 45 anos de ordenação sacerdotal, em 1969.

No entanto, para amanhã Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, em 1936, parece não ter marcado eventos especiais, e oficiará a missa na Capela de Santa Marta, às 7h (horário local, 4h em Brasília), e irá às 10h (horário local, 7h em Brasília) à Praça de São Pedro onde fará a tradicional audiência das quartas-feiras.

Este ano, será seu segundo aniversário como Bispo de Roma. Ano passado, ele celebrou com quatro sem-teto, um deles com o cachorro de estimação, que convidou para a missa de Santa Marta e, posteriormente, para um café da manhã. Estas quatro pessoas foram escolhidas pelo arcebispo da Esmolaria Apostólica, o polonês Konrad Krajewski, entre os sem lar que vivem no bairro vizinho ao Vaticano.

Além disso, o papa Francisco quis que naquele dia estivesse presente tanto na missa quanto no café a equipe que trabalha na Capela de Santa Marta.

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta. Atual máximo representante da Igreja Católica e oitavo chefe do Estado de Cidade do Vaticano, é o pontífice número 266 e substituiu Bento XVI, primeiro papa da Era Moderna que renunciou ao pontificado.

Jorge Bergolio se formou em Ciências Químicas, mas optou pelos estudos eclesiásticos. Em 11 de março de 1958 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus.

Em 13 de março de 2013, foi eleito papa no segundo dia de conclave, e escolheu para seu pontificado o nome de Francisco e o lema "Miserando atque eligendo" ("Olhou-o com misericórdia e o escolheu").

Desde então, teve diversos encontros com líderes mundiais, como a presidente Dilma Rousseff, a chanceler alemã, Angela Merkel; a presidente argentina, Cristina Kirchner; o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy; e o presidente do Uruguai, José Mujica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]