Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde do Pontífice

Papa Francisco continua com terapia hospitalar e escreverá a homilia de domingo

Papa Francisco, em janeiro deste ano (Foto: EFE/EPA/MAURIZIO BRAMBATTI)

Ouça este conteúdo

O papa Francisco prossegue, neste sábado (8), seu tratamento no Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado há 23 dias devido a problemas respiratórios, mas assinará a homilia desse domingo (9), referente a missa do Jubileu da Esperança para Voluntários. O texto será lido pelo cardeal canadense Michael Czern, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

Francisco continua com "a terapia prescrita e com fisioterapia respiratória e motora", indicaram fontes do Vaticano, e seu estado continua o mesmo dos últimos dias, "estável", mas dentro de um quadro clínico "complexo".

A Santa Sé deve divulgar um novo relatório médico sobre seu estado de saúde no final da tarde deste sábado (8), o que não foi feito na sexta-feira (7) devido à sua estabilidade.

No domingo (9), o Vaticano planeja - ainda sem confirmação - transmitir uma mensagem do papa durante o tradicional Angelus, da mesma forma que nas últimas três semanas.

Francisco está internado com pneumonia bilateral e outros problemas respiratórios desde 14 de fevereiro, situação que preocupa pela idade avançada, 88 anos, e pelo fato de ter tido parte de um pulmão removido na juventude.

A noite passada foi "tranquila" e ele está "descansando", informou a Santa Sé na breve mensagem que costuma enviar todas as manhãs, antes de dar mais detalhes sobre seu estado ao longo do dia.

Seu prognóstico continua reservado, o que significa que os médicos não têm certeza de como sua saúde irá evoluir, enquanto ele continua recebendo oxigênio de alto fluxo, alternando à noite com ventilação mecânica não invasiva com máscara.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.