i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Religião

Nova encíclica do papa Francisco é apelo à redescoberta da fraternidade

  • PorMarcio Antonio Campos
  • 04/10/2020 07:30
papa Francisco assina encíclica Fratelli tutti diante do túmulo de São Francisco de Assis
Em Assis, diante do túmulo de São Francisco, o papa assina sua terceira encíclica, Fratelli tutti.| Foto: AFP Photo/Vatican Media/Handout

A terceira encíclica do papa Francisco, Fratelli tutti (“todos irmãos”), é um chamado à redescoberta da fraternidade e da amizade social, presentes no subtítulo do texto assinado no sábado, dia 3, diante da tumba de São Francisco de Assis, e divulgado pelo Vaticano neste domingo, quando se comemora a festa litúrgica do santo. São Francisco inspirou a escolha do nome papal de Jorge Mario Bergoglio após sua eleição, em 2013, e na encíclica o pontífice recorda a visita do santo ao sultão Malik-al-Kamil, no Egito, na época das Cruzadas, fazendo uma alusão a seu próprio encontro com o imã Ahmad Al-Tayyeb, em 2019 – vários dos temas abordados por Francisco na encíclica remetem ao diálogo que os dois líderes tiveram durante a visita papal a Abu Dhabi, no ano passado.

A grande crítica que Francisco faz na Fratelli tutti, e que será desmembrada em vários outros comentários ao longo do texto, se dirige ao individualismo exacerbado dos tempos atuais, que apagou a noção de bem comum como um objetivo a ser buscado por toda a humanidade. Longe de defender forma alguma de coletivismo – que será rejeitado explicitamente em certos pontos da encíclica –, o papa sugere o abandono da busca desenfreada pela satisfação individual à custa de todos os demais, que deve ser substituída pela redescoberta da noção de fraternidade como chave para superar uma série de problemas modernos. Francisco os descreve retomando alguns temas que lhe são muito caros desde o início do pontificado, como a “cultura do descarte”, que tira dos seres humanos sua dignidade intrínseca para avaliá-los com base em sua utilidade. O aborto, o desprezo pelos idosos, a mentalidade antinatalista, o racismo e a miséria são citados pelo papa como exemplos dessa postura, que cega as pessoas a desperdícios mais corriqueiros, mas também graves, como o de alimentos.

“Encontramo-nos mais sozinhos do que nunca neste mundo massificado, que privilegia os interesses individuais e debilita a dimensão comunitária da existência.”

Papa Francisco, na encíclica Fratelli tutti.

Uma série de outras atitudes e tendências leva o ser humano a fechar os olhos para os demais e concentrar-se apenas em si mesmo. Francisco cita como exemplos a extrema polarização política, que leva as pessoas a desrespeitar e até “cancelar” os demais pelo simples fato de pensarem de forma diferente; o ódio aos migrantes; a exploração irresponsável dos recursos naturais – outro tema importante do pontificado de Francisco –; certas formas de liberalismo econômico que deixam para trás os mais pobres e absolutizam direitos que são secundários, como a propriedade, cuja “função social” é explicada pelo papa em termos bem distantes daqueles empregados pelas esquerdas; e o consumismo exacerbado. Tais atitudes, escreve o papa, “esmorecem os sentimentos de pertença à mesma humanidade, e o sonho de construirmos juntos a justiça e a paz parece uma utopia doutros tempos”. Francisco denuncia, assim, a “ilusão enganadora” de “considerar que podemos ser onipotentes e esquecer que nos encontramos todos no mesmo barco”.

Ser bons samaritanos para todos

Francisco propõe, para reflexão, a parábola evangélica do bom samaritano, na qual Jesus redefiniu, para os judeus que o questionavam, o conceito de “próximo” ao qual se devia amar: não mais apenas aqueles a quem se era ligado por laços de família ou amizade, mas também o desconhecido e até mesmo aquele que tendemos a ver com desconfiança. Na parábola, o judeu vítima de bandidos e deixado à beira da estrada é ignorado por outras pessoas, incluindo um sacerdote, para ser socorrido por um samaritano, membro de um povo que os judeus da época de Jesus viam com desprezo. “Cuidemos da fragilidade de cada homem, cada mulher, cada criança e cada idoso, com a mesma atitude solidária e solícita, a mesma atitude de proximidade do bom samaritano”, pede o papa, acrescentando que é justamente a omissão de muitos, como os personagens da parábola, que permite a perpetuação de situações de violência.

O trabalho de redescobrir o bem comum e o que o papa chama de “amor universal” só pode ser possível, segundo Francisco, caso haja consciência da existência de verdades morais objetivas. Francisco retoma um tema muito caro a seu antecessor, Bento XVI, o do relativismo moral, segundo o qual não existem verdades objetivas, mas apenas uma série de concepções que, mesmo diametralmente opostas, estão em pé de igualdade na arena das ideias. Se cada um tem sua própria noção do bom e do justo, e se ela não pode ser questionada pelos demais, torna-se impossível delimitar um objetivo comum e o próprio diálogo fica inviabilizado, afirma o papa. “Uma sociedade é nobre e respeitável nomeadamente porque cultiva a busca da verdade e pelo seu apego às verdades fundamentais”, que “não mudam, que eram verdade antes de nós e sempre o serão” – ou seja, não são mero fruto de um consenso social obtido em determinado momento e que pode ser alterado no futuro, mas são o resultado da reflexão sobre a natureza humana. Isso não significa uma rejeição do pluralismo de ideias, mas o reconhecimento de que o debate público não é mero choque de opiniões inamovíveis e idênticas em valor, mas esforço conjunto para se atingir aquelas verdades objetivas.

“A política deixou de ser um debate saudável sobre projetos a longo prazo para o desenvolvimento de todos e o bem comum, limitando-se a receitas efêmeras de marketing cujo recurso mais eficaz está na destruição do outro.”

Papa Francisco, na encíclica Fratelli tutti.

Citando Vinicius de Moraes, o papa quer uma nova “arte do encontro”. Pessoas, sociedades e nações devem se abrir ao outro, reconhecer sua dignidade, promover o perdão e a reconciliação – sem com isso renunciar a lutas que são legítimas, nem à defesa dos próprios direitos –, rejeitando individualismos, tribalismos e nacionalismos que levaram ao atual “mundo fechado”. E termina lembrando que as religiões são peça fundamental na construção dessa fraternidade e amizade.

Pandemia pode ser divisor de águas para o bem ou para o mal, adverte papa

Ainda que o papa já tivesse em mente muitos dos temas da encíclica há algum tempo, a pandemia de Covid-19 é descrita pelo pontífice como um evento que pode despertar a mudança que ele pede no texto, embora Francisco também reconheça o risco de o coronavírus se tornar um divisor de águas para o mal. Se no início ela “despertou, por algum tempo, a consciência de sermos uma comunidade mundial que viaja no mesmo barco, onde o mal de um prejudica a todos”, afirma Francisco, há também a possibilidade de, uma vez superada a doença, a sociedade “cair ainda mais num consumismo febril e em novas formas de autoproteção egoísta”.

Quando a pandemia acabar, diz o papa, “oxalá já não existam ‘os outros’, mas apenas um ‘nós’. (...) Oxalá não seja inútil tanto sofrimento, mas tenhamos dado um salto para uma nova forma de viver e descubramos, enfim, que precisamos e somos devedores uns dos outros, para que a humanidade renasça com todos os rostos, todas as mãos e todas as vozes, livre das fronteiras que criamos”. Se essa noção de fraternidade não for recuperada, “o princípio ‘salve-se quem puder’ traduzir-se-á rapidamente no lema ‘todos contra todos’, e isso será pior que uma pandemia”. Fratelli tutti é um receituário para que isso não ocorra.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Maquiavel

    ± 0 minutos

    Amigão da Kirchner

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      sebastião orlando machado

      ± 4 horas

      Sou católico, mas não reconheço este homem como o verdadeiro pontífice. Infelizmente suas atitudes demonstram quem verdadeiramente é e a quem serve. Com a estranhíssima saída de Bento XVI ficamos orfãos de papa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Adriano

        ± 12 horas

        Leiam a encíclica: o Papa não defende o comunismo, nem o marxismo. Se acharem uma frase da qual não concordem, venham aqui e escrevam. Chega de falar de assuntos só pelas manchetes!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • M

          Mirtão

          ± 11 horas

          O papa é esquerdinha vermelha bebê.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • L

        Luigi Tenco

        ± 21 horas

        O melhor argumento é o exemplo prático. Que o Papa venda o Vaticano e vá morar numa quitinete. O Papa comunista diz que o neoliberalismo é coisa do capeta, mas não fala um A sobre a esquerdalha que destruiu o país dele. Omissão inocente ou HIPOCCRISIA INERENTE A ESQUERDISTAS?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • A

          Adriano

          ± 12 horas

          Por que não vender o Louvre e dividir com os pobres? Quanta ignorância.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • L

          Luigi Tenco

          ± 21 horas

          Venda o Vaticano e dê o dinheiro pra os pobres. Dividir o dinheiro DOS OUTROS é fácil.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • C

        CARLOS FELIX

        ± 22 horas

        Esse sujeito, se praticasse a fraternidade cristã, poderia ter a empatia dos católicos e demais cristãos. Nada em Roma demonstra fraternidade e amizade social. Opulência e suntuosidade, acessíveis apenas aos "frattelli tutti nel denaro " .

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • N

          nane

          ± 2 dias

          Os incultos , inconformados com as suas incompreensões, atribuem posições políticas as reflexões do papa deixando de se aterem aos reais significados da palavra, preferindo expor rancores e ignorância!! Lamentável !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • L

            Luigi Tenco

            ± 21 horas

            O Papa comunista esculacha literalmente o tal neoliberalismo, e você diz que "incultos atribuem posições políticas as (sic) 'reflexões' do papa..." A encíclica é só um paper socialista, que nada deve a manifestos de partidos políticos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Maquiavel

          ± 2 dias

          Comunistinha!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            CSG

            ± 2 dias

            Os adoradores de Malafaia e Flordeliz jamais entenderão um Papa, seja ele qual for.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              Hamilton Lima Wagner

              ± 2 dias

              A Enciclica Fratelli Tutti é uma reflexão sobre um mundo mais irmão, não vejo nenhum encaminhamento fora da ideia de Cristo. É preciso refletir sobre a nossa sociedade que está doente e ter uma postura aberta para ouvir e refletir com bom senso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz Angelo

                ± 2 dias

                Um melancia que usa de temas nobres para fazer proselitismo rasteiro de suas verdadeiras doutrinas vermelhas e jurassicas !! Ou seja, mais um medíocre de batina !!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Teodoro Jacob Winkler

                  ± 2 dias

                  Bergolio, comunista de uma figa.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Daniel

                    ± 2 dias

                    Papa comunista.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celito Medeiros

                      ± 2 dias

                      Políticos, Religiosos, Filósofos, Materialistas, Espiritualistas buscam influenciar as massas em seus legados deste Jogo da Vida. Fazem suas escolhas em seus 'modus operandi', e assim, o Povo que faça o mesmo, suas escolhas, podendo até ficar ausente destas emanações. As ações de cada um destes emissores, não precisa combater opositores ou linhas diferentes de ações e pensamentos. Podemos estar abertos ao entendimento de tudo isto. Por certo o ex Frei Leonardo Boff ainda incomoda muito, em verdade considero o Boff um bife à cavalo muito mal passado, querendo influenciar no presente, ferrenho esquerdista em tudo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Edson - Sítio Cercado

                        ± 2 dias

                        Socialismo destrói e o Peppa vai ter que entender isto mais cedo ou mais tarde.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • E

                          Edson - Sítio Cercado

                          ± 2 dias

                          Papa... kkkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • D

                        d'Amortan

                        ± 2 dias

                        "Cristo, amor de Deus, adoração a Deus... nada disso, vamos falar de coletivismo, de ambientalismo..."

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Dylan Rees

                          ± 2 dias

                          Então porque ele, o Papa, é tão divisional? Ele não teme ser ignorante a agir com base em ficções.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            sandra regina

                            ± 2 dias

                            Esse Bergoglio comunista ñ engana mais ninguém. prega a inagem pagã de Pachamama”; propaganda globalista; teologia da libertação; nenhuma crença, apenas sede de poder São Francisco de Assis deve estar muito chateado por ser usado por esse senhor. Papa Emérito BentoXVI sempre papa.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • E

                              Eduardo

                              ± 4 horas

                              De gente inculta como você tenho muito pena. Se for católica, só é no nome. Se for protestante, não conhece a palavra de Cristo. Se for ateia é só uma preconceituosa religiosa. A única coisa certa é que não leu a Encíclica ou está tão consumida pela sociedade moderna que não consegue ver o outro, mesmo que ele esteja a um palmo do nariz.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.