Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vaticano

Papa Francisco mostra “boa resposta” ao tratamento após 23 dias no hospital

Papa Francisco durante missa no início de fevereiro (Foto: EFE/EPA/MASSIMO PERCOSSI)

Ouça este conteúdo

A Santa Sé divulgou um novo boletim sobre a saúde do papa Francisco na tarde deste sábado (8), informando que o pontífice está mostrando uma "boa resposta" à terapia e uma "gradual" melhora após 23 dias internado no hospital Gemelli, em Roma, por problemas respiratórios.

"A condição clínica do Santo Padre nos últimos dias tem se mantido estável e, consequentemente, mostra uma boa resposta ao tratamento. Portanto, há uma melhora gradual e leve", diz o boletim vespertino com o último relatório médico divulgado pelo Vaticano.

O pontífice argentino, de 88 anos, está hospitalizado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral. Além disso, nos últimos dias ele permaneceu sem febre e as trocas gasosas em seu sistema respiratório melhoraram.

Exames de sangue e um hemograma completo "confirmaram que sua condição era estável". A Santa Sé acrescentou no boletim deste sábado que o papa não tem novos episódios de febre.

Os médicos que o tratam, que esperam ver essas melhoras "iniciais" nos próximos dias, seguem com o prognóstico reservado, sem determinar como seu estado irá evoluir.

Esta manhã, depois de receber a Eucaristia, Francisco rezou na capela do apartamento privado dos papas, no décimo andar do Gemelli. À tarde, ele alternava o descanso com algumas tarefas de trabalho, que geralmente envolvem assinar ou revisar alguns documentos, escritos ou compromissos.

De acordo com o Vaticano, como programado, após a oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais durante o dia, à noite o pontífice passará para a ventilação mecânica não invasiva.

Mais cedo, neste sábado, foi informado que Francisco preparou a homilia para a missa deste domingo (9) pelo Jubileu dos Voluntários, que será lida em seu nome pelo cardeal canadense Michael Czern, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

Ainda neste domingo, o Vaticano planeja - ainda sem confirmação - transmitir uma mensagem do papa durante o tradicional Angelus, da mesma forma que fez nas últimas três semanas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.