Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internado em Roma

Papa Francisco passa o dia em repouso hospitalar e “estável dentro da complexidade”

Velas e desenhos pela recuperação do papa Francisco em frente ao hospital Gemelli, em Roma, onde o pontífice está internado (Foto: EFE/EPA/GIUSEPPE LAMI)

Ouça este conteúdo

O papa Francisco passou a sexta-feira (7) em repouso e com um quadro clínico “estável, mas complexo”, depois de completar 22 dias internado no hospital Gemelli, em Roma, por causa de uma pneumonia bilateral e problemas respiratórios.

A situação é “de espera” para ver como o pontífice evolui com a terapia e, de fato, nesta sexta-feira seus médicos não divulgaram um boletim, como vinham fazendo todos os dias, mas o próximo será divulgado no sábado, segundo fontes da Santa Sé. Por enquanto, a equipe médica diz que o quadro está “estável dentro da complexidade”.

O líder religioso está internado por causa de uma pneumonia bilateral e outros problemas pulmonares, uma situação preocupante por se tratar de um paciente de 88 anos que teve parte de um pulmão removido na juventude.

O pontífice argentino não sofreu nenhuma outra crise ou insuficiência como as dos dias anteriores, e passou esta sexta-feira descansando no apartamento papal no décimo andar do hospital romano.

Além disso, ele pôde rezar por cerca de 20 minutos na capela, acompanhado pela equipe médica que o atende, e também realizou algumas tarefas de trabalho, que geralmente se limitavam a assinar alguns documentos ou compromissos.

O prognóstico permanece reservado, ou seja, os médicos não esclareceram como sua saúde evoluirá.

O papa Francisco continua recebendo oxigênio em alto fluxo, alternando com ventilação mecânica não invasiva com uma máscara.

Na noite de quinta-feira, ele enviou sua primeira mensagem de voz do hospital, uma fala curta com um tom cansado: “Agradeço de todo o coração as orações que vocês estão fazendo pela minha saúde na Praça, eu os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem cuide de vocês. Obrigado”, disse ele.

Enquanto isso, a Cúria e os fiéis se reunirão novamente nesta sexta-feira, como fazem todas as noites na Praça de São Pedro, no Vaticano, para rezar o Rosário por sua saúde, presidido pelo cardeal sul-coreano Lazzaro You Heung-six, prefeito do Dicastério para o Clero.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.