• Carregando...
O papa Francisco durante o encontro com a freira Lucía Caram e membros de um site espanhol nesta quarta
O papa Francisco durante o encontro com a freira Lucía Caram e membros de um site espanhol nesta quarta| Foto: Reprodução/Facebook/Sor Lucía Caram Padilla

Em um encontro privado realizado nesta quarta-feira (13), o papa Francisco recebeu a freira Lucía Caram, que mora na Espanha e, segundo o site da Agência Católica de Notícias (ACI), é conhecida por suas posições consideradas como controversas em relação a temas como o casamento homoafetivo e o aborto.

Segundo veiculou a ACI, a audiência, que não teve detalhes divulgados pelo Vaticano, também contou com membros do site espanhol Religión Digital, que, conforme informações da agência, publica frequentemente conteúdos contrários à doutrina tradicional católica.

“Não percam a esperança. Continuem lutando por esta Igreja viva e a tornem conhecida", teria dito o papa aos membros do site espanhol durante o encontro.

Segundo a ACI, a freira Lucía Caram, de 57 anos, que integra a Ordem Dominicana e nasceu argentina, tem sido uma figura polêmica dentro da Igreja Católica. Suas declarações passadas incluem o apoio ao casamento homoafetivo dentro da igreja e críticas à postura da instituição em relação ao aborto e métodos contraceptivos.

“Vimos um papa sereno e muito inteiro. Pudemos conversar, ouvir e compartilhar. Eu lhe dei um presente que o emocionou: um estojo com o livro dos Evangelhos e os salmos que era carregado por um soldado que morreu no fronte [da guerra entre a Rússia e a Ucrânia]”, disse a freira ao comentar por meio das redes sociais o encontro que teve com o papa.

Os posicionamentos controversos da freira Caram são de longa data. Em 2014 ela defendeu abertamente o aborto, segundo a ACI. Em uma entrevista para um jornal espanhol, Caram disse que a “igreja não deveria interferir na decisão de uma mulher abortar”.

"Quem toma livremente a decisão [de abortar] tem que ser as pessoas. A Igreja não pode se envolver. Nem mesmo Deus, que nos fez livres por uma razão", afirmou a freira.

No ano passado, durante uma entrevista concedida para um programa espanhol, Caram afirmou que apoiava a realização de casamentos homoafetivos dentro da igreja.

“Estaria a favor de que [homossexuais] pudessem se casar pela Igreja, porque Deus sempre abençoa o amor", disse Caram após ser questionada pelo apresentador do programa.

Em 2017, a freira chegou a negar o dogma da virgindade de Nossa Senhora. "Maria estava apaixonada por José, que eram um casal normal e que o normal era que fizessem sexo", disse Lucía. Ela foi desautorizada pela diocese onde fica seu convento, na Espanha, e posteriormente pediu desculpas, mas disse que foi mal interpretada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]