Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vaticano

Após insuficiência respiratória, Papa Francisco segue tratamento sem ventilação mecânica

Papa Francisco segue internado há 19 dias na Policlínica Gemelli, em Roma
Papa segue internado há 19 dias na Policlínica Gemelli, em Roma (Foto: EFE/EPA/Giuseppe Lami)

Ouça este conteúdo

Depois de ter sofrido dois episódios de insuficiência respiratória aguda na última segunda-feira (3), o Papa Francisco “dormiu a noite toda” e segue nesta terça (4) sem uso de ventilação mecânica. Ele realiza fisioterapia respiratória e recebe oxigênio de alto fluxo por meio de cânulas nasais.

As informações foram divulgadas pelo Vaticano, ao afirmar que o dia do pontífice será dedicado ao descanso e à oração, e que um novo boletim médico deve ser divulgado nas próximas horas. O papa segue internado há 19 dias na Policlínica Gemelli, em Roma.

De acordo com o último boletim, a saúde dele havia piorado, com "dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo”. Devido ao quadro, o sacerdote de 88 anos precisou passar ​por duas broncoscopias para remover "secreções abundantes" causadas pela pneumonia.

Durante as duas crises, o papa sempre se manteve "alerta, orientado e colaborativo", segundo o Vaticano. No entanto, seu prognóstico continua "reservado", ou seja, sem esclarecimentos de como está a evolução de quadro clínico. Ainda no último boletim, foi divulgado que o papa não apresentava nova infecção, mas que seu estado de saúde seguia “complexo”.

O pontífice argentino está hospitalizado em Roma desde o dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite com infecção polimicrobiana, que derivou em pneumonia bilateral. Após aparente melhora na semana passada, ele sofreu uma crise respiratória na sexta-feira (28). O estado de saúde se estabilizou no fim de semana, mas voltou a piorar na segunda (3).

Vaticano anuncia atividades da Quaresma

Segundo o Vaticano, a partir de 9 de março, primeiro domingo da Quaresma, serão feitos exercícios espirituais, "em comunhão espiritual com o Santo Padre", para os quais estão convidados membros da Cúria Romana.

As meditações serão propostas pelo padre Roberto Pasolini, pregador da Casa Pontifícia, sobre o tema "esperança da vida eterna".

Além disso, enquanto o Papa segue em tratamento, tem sido rezado o terço pela saúde dele na Praça de São Pedro, no Vaticano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.