Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde do papa

Papa Francisco sente “dificuldades na respiração” durante homilia

Papa Francisco durante uma missa no Vaticano em 6 de outubro de 2024. (Foto: Tiziana Fabi/AFP)

Ouça este conteúdo

O papa Francisco interrompeu neste domingo (9) a leitura de sua homilia por ocasião da celebração do Jubileu das Forças Armadas, na Praça de São Pedro, no Vaticano, devido a “dificuldades na respiração”, conforme ele próprio expressou.

“Peço desculpas, mas preciso que o mestre das celebrações litúrgicas, o arcebispo Diego Ravelli, continue a leitura devido a dificuldades que estou sentindo na respiração”, afirmou pontífice pouco depois de iniciar a homilia, que estava sendo acompanhada por soldados e policiais de vários países.

O papa, de 88 anos, não pôde ler sua catequese na audiência geral de quarta-feira (5) pelo mesmo motivo. A Santa Sé explicou, por meio de nota, que ele passava por uma crise de bronquite, o que o obrigou a realizar suas reuniões em sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta, nos últimos dois dias.

No entanto, na manhã deste domingo (9), ele foi à praça São Pedro e iniciou a missa saudando os presentes, mas ficou sentado em uma poltrona ao lado do altar, já que a celebração já havia sido designada a responsabilidade do cardeal Robert Francis Prevost.

Francisco leu - com bastante esforço - a primeira parte da homilia comentando sobre o papel dos militares para uma nação. Mas na sequência, o arcebispo Diego Ravelli conduziu a leitura.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.