
O Papa Leão XIV nomeou na terça-feira um bispo coadjutor para a Diocese de Fajardo-Humacao, a terceira nomeação episcopal para a ilha de Porto Rico em menos de três meses.
O padre Gerardo Antonio Vargas Cruz, OFM, como coadjutor servirá ao lado do bispo Luis Francisco Miranda Rivera, OCarm, que lidera a Diocese de Fajardo-Humacao desde 2020. Vargas também sucederá automaticamente Miranda quando este se aposentar.
Miranda, que tem 72 anos — três anos a menos que a idade típica de aposentadoria para bispos — não forneceu um motivo para a nomeação de um coadjutor para sua diocese.
Uma coletiva de imprensa para apresentar o novo bispo coadjutor estava programada para ocorrer na Catedral de São Tiago Apóstolo em Fajardo no dia 8 de setembro às 13h, horário local.
Vargas, 49 anos, é de Mayagüez, uma cidade na costa oeste de Porto Rico. Ele ingressou nos frades franciscanos menores e foi ordenado sacerdote em 2006. Ele atua como vigário para o clero na Arquidiocese de San Juan de Porto Rico desde 2022.
O bispo designado também tem experiência como professor de teologia e capelão prisional. Ele também serviu em várias funções na ordem franciscana no Caribe.
A Diocese de Fajardo-Humacao, erigida em 2008, atende aproximadamente 63.500 católicos — cerca de 30% da população total da área.
Ela tem uma catedral em Fajardo e uma co-catedral em Humacao.
©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: Pope Leo appoints coadjutor bishop for Puerto Rico’s youngest diocese https://www.ewtnnews.com/vatican/pope-leo-appoints-coadjutor-bishop-for-puerto-rico-s-youngest-diocese



