Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após ataque dos EUA

Papa Leão XIV pede fim da guerra entre Israel e Irã antes de “precipício irreparável”

Papa Leão pede fim da guerra entre Irã e Israel
Papa Leão XIV pediu fim do conflito antes de escalada global após ataque americano. (Foto: EFE/ Dicastério para a Comunicação do Vaticano /Elisabetta Trevisan)

Ouça este conteúdo

O papa Leão XIV classificou como “alarmantes” as notícias do Oriente Médio após o bombardeio dos Estados Unidos sobre instalações nucleares no Irã e pediu que a guerra seja interrompida antes que se torne um “precipício irreparável”.

“Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: deter a tragédia da guerra, antes que ela se torne um precipício irreparável. Não existem conflitos “distantes” quando a dignidade humana está em jogo”, disse o pontífice após a oração do Angelus neste domingo (22).

Leão XIV ainda afirmou que existe o risco do “cenário dramático” da Faixa Gaza cair no esquecimento com o aumento das tensões entre Israel e Irã e ressaltou a urgência de apoio humanitário para a população na Palestina. “É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo fragor das armas e por palavras retóricas que incitam ao conflito”, declarou o papa norte-americano.

“A guerra não resolve os problemas, mas os amplifica e produz feridas profundas na história dos povos, que levam gerações para cicatrizar. Nenhuma vitória armada poderá compensar a dor das mães, o medo das crianças, o futuro roubado”, completou.

Segundo o presidente americano, Donald Trump, as principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã — Isfahan, Natanz e Fordow — foram completamente destruídas no ataque dos Estados Unidos. A instalação de Fordow, localizada a cerca de 100 quilômetros ao sul de Teerã, é considerada a mais importante do programa nuclear iraniano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.