Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Igreja

Papa nomeia conselho para avaliar Cúria

O papa Francisco montou ontem um conselho de cardeais com representantes dos cinco continentes para avaliar a Cúria Romana em busca de reformas possíveis. Com a iniciativa, o sumo pontífice acata uma sugestão dos cardeais proposta durante as Congregações Gerais que precederam o conclave.

Oito cardeais vão ajudá-lo a fazer mudanças em uma administração so­­bre a qual pesam escândalos e percalços. De acordo com o comunicado do Vaticano, o grupo não tem poder de decisão, mas vai aconselhar o papa "no seu governo da Igreja", um sinal de que Francisco quer deliberar mais antes de tomar decisões.

Participarão do grupo o presidente do Governo do Es­­tado da Cidade do Vaticano, o italiano Giuseppe Bertello, o arcebispo de Santiago do Chile, o cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, o arcebispo de Bombai, Oswald Gracias, o arcebispo de Mu­­ni­­que, Reinhard Marx, e o arcebispo de Kinshasa (Re­­pública Democrática do Con­­go), Lau­­rent Monsengwo Pasinya.

A lista se completa com o arcebispo de Boston, Sean Patrick O’Malley, um dos cardeais mais comprometidos na luta contra os padres pedófilos, assim como o arcebispo de Sidney, George Pell, e o de Tegucigalpa, Os­car An­­drés Rodríguez Mara­­diaga, que terá a função de co­­orde­­nador. O bispo de Albano, na Itália, Marcello Semeraro, será o secretário.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.