Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Vatileaks"

Papa ordena investigação de vazamento de documentos do Vaticano

Bento XVI criou uma comissão de cardeais para investigar os vazamentos de documentos que tratavam de corrupção e má gestão

O Papa Bento XVI criou uma comissão de cardeais para investigar os vazamentos de documentos importantes à mídia, os quais tratavam de corrupção e má gestão no Vaticano.

Os documentos incluem cartas privadas para o Papa de um arcebispo que foi transferido para Washington depois que denunciou o que chamou de nepotismo na concessão de contratos, além de documentos alegando conflitos internos sobre o Banco do Vaticano.

O Vaticano disse que a comissão seria composta por três cardeais aposentados: o espanhol Julian Herranz, o eslovaco Jozef Tomko e o italiano Salvatore De Giorgi.

Segundo um comunicado, eles "conduziriam uma investigação oficial e "lançariam luz" sobre como os vazamentos aconteceram.

O escândalo, que passou a ser conhecido como "Vatileaks", envolveu o vazamento de uma série de documentos para a imprensa italiana em janeiro e fevereiro.

Uma reportagem na TV em janeiro divulgou cartas particulares ao secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, ao papa, escritas pelo arcebispo Carlo Maria Vigano, ex-vice-governador da Cidade do Vaticano e agora embaixador da Santa Sé em Washington.

Vigano foi vice-governador de 2009 a 2011, e também foi chefe de um departamento responsável por manter os jardins, edifícios, ruas, museus e outras infraestruturas da pequena cidade-estado, geridos separadamente de Roma, que a rodeia.

As cartas mostram que Vigano foi transferido para os Estados Unidos depois de ter exposto o que ele chamou de uma teia de corrupção relacionada com a concessão de contratos do Vaticano para empreiteiros italianos a preços inflacionados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.