• Carregando...
Papa Francisco foi determinante para a aproximação entre os dois países | STRINGER/REUTERS
Papa Francisco foi determinante para a aproximação entre os dois países| Foto: STRINGER/REUTERS

Pela primeira vez um Papa pisou em uma Cuba que, após mais de 50 anos de rompimento, retoma passo a passo as relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos. O avião, que veio direto de Roma, aterrissou às 15h50 (hora local) no Aeroporto José Martí, em Havana, e foi recebido pelo presidente Raúl Castro e bispos cubanos, entre eles o arcebispo da capital, cardeal Jaime Ortega.

Antes dele, apenas João Paulo II, em 1998, e Bento XVI, 2012, estiveram solo cubano, que ainda estava sob embargo americano, em um dos últimos resquícios da Guerra Fria no planeta.

Papa pede a Raúl Castro que mantenha esforço para retomar relação com EUA

Leia a matéria completa

Mais do que isso, Francisco é um dos principais responsáveis pela reaproximação entre os governos dos dois países, ao se tornar o principal interlocutor entre os presidentes Barack Obama e Raúl Castro. Durante 18 meses, em encontros secretos no Vaticano e no Canadá, representantes das duas nações maturaram a reaproximação, anunciada em 17 de dezembro do ano passado, uma quarta-feira, em discursos simultâneos realizados pelos dois mandatários.

Se a normalização ainda divide cubanos, e ainda existe um clima de desconfiança do quanto o acercamento resultará em melhorias práticas na vida do povo, sem contar o fato de que os dissidentes da ilha não estão na agenda desta viagem do Pontífice, o papel desempenhado por Francisco o transformou numa espécie de ícone celebrado pela parcela da população esperançosa de que a aproximação com os EUA traga benefícios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]