Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Papiro sobre “esposa de Jesus Cristo” provoca contestações

Pesquisadores questionam originalidade de fragmento de texto divulgado por professora da Universidade Harvard

 | Divulgação/BMW
(Foto: Divulgação/BMW)

Quando anunciou nesta semana que havia identificado um fragmento de um antigo texto copta (cristãos egípcios) em que Jesus pronuncia as palavras "minha esposa", a historiadora Karen L. King disse que iria fazer com que a descoberta chegasse ao público – apesar de muitas questões não resol­­vidas – para que os seus colegas acadêmi­­cos pudes­­sem­­ opi­­nar.

E eles opi­­na­­­­ram, de fa­­to.­­­­ Alguns dis­­seram que o­­ pa­­­­­­­­pi­­ro­­ pode­­ria­­­­­­­­­­ ter ­­si­­do fal­­si­­fi­­­­ca­­­­do.­­

Outros ques­­­­tiona­­ram a inter­­pre­­tação­­ de King. A alguns a culparam por ter publicado um artigo sobre um­­ item de pro­­veniência desconhecida.

Mas mesmo alguns desses que duvidam também estão aplaudindo seu trabalho. Muitos estudiosos disseram em entrevistas que ficaram empolgados com a descoberta, porque, se for genuína, ela sugere que pelo menos uma comunidade dos primeiros aderentes do Cristianismo acreditava que Jesus era casado.

"É obviamente uma descoberta importante", disse­­ Carl R. Holladay, professor de estudos sobre o Novo Tes­­tamento na Faculdade Can­­dler de Teologia na Uni­­ver­­ sidade de Emory.

A historiadora Karen King,­­­­ que tem uma cadeira­­ na­­ Escola Teológica da Uni­­ver­­si­­dade Harvard, reiterou­­ que­­ o fragmento não prova que Jesu s era casado, porque provavelmente foi escri­­to­­ três­­ séculos e meio após sua­­ morte, fazendo com que não­­ se­­ja historicamente con­­fiá­­vel. Ela destacou ainda que o fragmento é meramente­­ um olhar sobre uma discussão que ocorreu entre os primeiros cristãos sobre se o seu salvador era casado ou celibatário.

Apesar de suas precauções, a descoberta levou a manchetes de que "Jesus Era Casado" no mundo inteiro – e piadinhas sobre as exigências domésticas da Sra. Jesus.

O fragmento de papiro, que mede apenas 4 por 7,5 cm, está escrito em copta, que a historiadora King diz ser consistente com a escrita observada no Egito do século IV. A superfície frontal contém oito linhas incompletas, escritas em tinta escura o suficiente para ser legível ainda. A linha 4 aparentemente diz, "Disse-lhes Jesus, ‘Minha esposa...’".

Outras frases no texto su­­­­ge­­­­rem que seja um re­­la­­­­to de­­ um diálogo entre Jesus e­­ seus­­ discípulos, explica Ka­­­­ren­­ King. De acordo com sua tra­­­­dução, a linha 3 inclui as­­­­ pa­­­­la­­vras "Maria é digna dis­­so".

A linha 5, imediatamente após a linha sobre a esposa de Jesus, diz "...ela será capaz de ser meu discípulo". A linha 7 diz, "Quanto a mim, eu com ela moro para...".

Fora as questões sobre a autenticidade e proveniência do fragmento, alguns estudiosos questionaram a interpretação de King, já que falta contexto no fragmento. Ecoando outros autores, Darrell L. Block, professor pesquisador sênior de estudos sobre o Novo Testamento no Seminário Teológico de Dallas, disse numa entrevista que a expressão "minha esposa" poderia ser uma referência metafórica à Igreja, que, na Bíblia, o apóstolo Paulo chama de "a noiva" de Cristo.

Mas Holladay discorda, dizendo: "O papiro parece refletir algum tipo de diálogo entre Jesus e seus discípulos em que ele está falando sobre gente de verdade. A linguagem não está sendo usada metaforicamente".

Tradução: Adriano Scandolara.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.