• Carregando...
Gatos levam vantagem na briga evolutiva em relação aos cães. | Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Gatos levam vantagem na briga evolutiva em relação aos cães.| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Sempre há possibilidade de argumentação quando o debate é preferência entre cachorro e gatos. Para os cientistas, no entanto, a resposta pode estar decretada. Um estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” aponta que os felinos realmente são melhores do que os caninos, pelo menos do ponto de vista evolutivo.

O estudo inovador de dois mil fósseis antigos revela que felídeos, a família do gato, têm sido historicamente muito melhores em sobreviver do que canídeos, família dos cães. E às custas dos próprios cachorros. A pesquisa constata que os gatos têm desempenhado um papel significativo em tornar 40 espécies de cães extintas, ganhando deles na competição por escassos suprimentos de comida, porque são geralmente caçadores mais eficientes. Os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de que cães dizimaram uma única espécie de gato.

A família de cão teve origem na América do Norte há cerca de 40 milhões de anos e atingiu um máximo de diversidade cerca de 20 milhões de anos depois, quando havia mais de 30 espécies no continente. Nesse momento, os felídeos chegaram da Ásia.

De acordo com a pesquisa, não está claro exatamente o motivo de os gatos terem sido capazes de exterminar cães de modo abrangente, quando os tempos estavam difíceis. Mas a equipe de estudiosos acredita que poderia ter algo a ver com as garras retráteis que os gatos antigos passaram para seus descendentes domesticados, mas que os cães não têm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]