Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Toronto

Para EUA, Lula perdeu "chance de ouro" para discutir Irã

Ao se manter em Brasília para coordenar as ações no Nordeste, atingido pelas chuvas nas últimas semanas, presidente ainda deixou de figurar entre Índia e China na liderança das demandas dos emergentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu uma "chance de ouro" de tratar da questão do Irã com os cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha (o chamado P5+1), ao se ausentar do encontro de cúpula do G-20, o grupo das principais economias desenvolvidas e emergentes, concluído ontem em Toronto. Na avaliação de uma fonte do governo americano, a oportunidade de uma conversa informal e franca entre os líderes do Brasil e dos Estados Unidos sobre o Irã dificilmente será repetida.

Ao se manter em Brasília para coordenar as ações no Nordeste, atingido pelas chuvas nas últimas semanas, Lula ainda deixou de figurar entre Índia e China na liderança das demandas dos emergentes. O espaço que deixou vago no G-20 foi ocupado pelos aliados do Brasil nessas duas frentes da diplomacia de Lula.

O presidente dos EUA, Barack Obama, reuniu-se na noite de sábado com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan. Segundo a assessoria de imprensa da Casa Branca, "como aliados" os dois líderes tiveram uma discussão "abrangente e franca" sobre o programa nuclear iraniano e outros temas do Oriente Médio. O encontro, salientou a mesma fonte, poderia ter sido ampliado, com a presença de Lula e de outros líderes do P5+1. "Quando vamos achar um ambiente tão favorável a uma reunião informal?", lamentou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.