• Carregando...
 | Pxhere
| Foto: Pxhere

O diretor do FBI, Christopher Wray, disse, na quarta-feira, que a China supera a Rússia como uma ameaça à contrainteligência americana. “De muitas maneiras, a China representa a ameaça de contrainteligência mais ampla, complicada e de longo prazo que enfrentamos”, disse Wray ao Comitê de Segurança Interna do Senado.

“A Rússia, de várias maneiras, luta para permanecer relevante após a queda da União Soviética. Eles estão lutando a luta de hoje. A China está lutando a luta de amanhã. 

Kirstjen Nielsen, secretária de Segurança Interna, disse ao comitê que a China está tentando influenciar as opiniões políticas nos EUA, mas que na realidade não invadiu os sistemas eleitorais. “A China é absolutamente. . . um esforço sem precedentes para influenciar a opinião americana ”, disse Nielsen. "Não vimos nenhuma tentativa chinesa de comprometer a infraestrutura eleitoral." 

Os questionamentos dos senadores sobre a atividade de inteligência chinesa vêm depois que o presidente Trump acusou Pequim, no mês passado, de tentar se intrometer nas eleições dos EUA. "A China tem tentado interferir na próxima eleição de 2018, em novembro, contra o meu governo", disse o presidente em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. 

LEIA TAMBÉM: Trump está ‘resetando’ as relações com a China. Saiba por que isso é necessário

As duas superpotências estão na escalada de uma guerra comercial, com a China acusando os EUA de táticas de “intimidação”. 

"A China não quer uma guerra comercial, mas se reagiria se surgisse", disse o ministro chinês do comércio, Zhong Shan, em um comunicado. “Existe uma visão nos Estados Unidos de que, enquanto os EUA continuarem aumentando as tarifas, a China recuará. Eles não conhecem a história e a cultura da China. Essa nação inflexível sofreu bullying estrangeiro muitas vezes na história, mas nunca sucumbiu mesmo nas condições mais difíceis.” 

“É uma via de mão única há 25 anos. Temos de fazer disso uma via de mão dupla. Temos que nos beneficiar também", disse Trump a repórteres na terça-feira sobre o relacionamento comercial da China com os EUA. 

O governo Trump até agora impôs tarifas sobre US$ 250 bilhões em produtos chineses, e a China retribuiu com tarifas sobre US $ 110 bilhões em produtos americanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]