• Carregando...
Mike O’Meara, diretor da Police Benevolent Association, de sindicatos de policiais de Nova York, fala sobre a “atual situação anti-policiais” na cidade
Mike O’Meara, diretor da Police Benevolent Association, de sindicatos de policiais de Nova York, fala sobre a “atual situação anti-policiais” na cidade| Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP

Representantes do Departamento de Polícia de Nova York criticaram nesta terça-feira (9) parlamentares e outros que estão fomentando o movimento que pede por cortes no financiamento, ou até mesmo a abolição, dos departamentos de polícia nos Estados Unidos, parte dos protestos contra violência policial desencadeados pela morte de George Floyd em Minneapolis.

"Estão nos pedindo para recuar, estão pedindo que nos afastemos de vocês. Estão pedindo para abandonar nossas comunidades", disse Patrick Lynch, presidente da associação que representa os policiais da cidade de Nova York em entrevista coletiva, segundo a Fox News.

O diretor da associação que representa os sindicatos de policiais do estado de Nova York, Michael O'Meara, acusou a imprensa de "vilipendiar" a corporação. "Parem de nos tratar como animais e bandidos, e comecem a nos tratar com respeito", pediu O'Meara na mesma coletiva. "Fomos deixados de fora do debate. Fomos demonizados. É revoltante", acrescentou.

O'Meara ainda acusou parlamentares e a imprensa de tentar "envergonhar" a profissão dos policiais. "Mas isso não está manchado por alguém em Minneapolis", disse, mostrando o seu distintivo, "ele ainda brilha".

As declarações contundentes foram feitas em meio ao movimento que busca uma reformulação no policiamento dos Estados Unidos. Após pressão da opinião pública, o Conselho da Cidade de Minneapolis anunciou que apoia o desmantelamento da força policial da cidade.

Os prefeitos de Los Angeles e Nova York também anunciaram planos para cortar recursos de seus departamentos de polícia. Os recursos economizados seriam transferidos para programas sociais e de combate ao racismo estrutural, segundo as autoridades.

Representantes do partido Democrata no Congresso americano apresentaram, na segunda-feira, uma proposta de legislação para combater o uso excessivo de força e facilitar a punição nos casos de má conduta policial nos EUA. A proposta de ampla reforma no sistema policial americano não trata do orçamento dos departamentos de polícia, que são de competência local, mas alguns parlamentares demonstraram apoio ao movimento para desfinanciar a polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]