Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão

Paris já registra os primeiros incidentes nas periferias neste sábado

Paris vive neste sábado mais uma noite de tensão nos bairros da periferia, depois de nove dias de protestos que já resultaram em mais de 2 mil carros incendiados. Os manifestantes atearam fogo em duas escolas de Grigny, ao Sul da capital francesa, e pelo menos mais 15 automóveis foram queimados, informou a Prefeitura.

Para evitar ataques como os que aconteceram nas noites anteriores, a companhia de transportes metropolitanos de Paris RATP decidiu suspender todas as linhas noturnas que passam pelas localidades de Saint-Saint-Denis (cerca de 90%) e de Val de Marne (75%).

O ministro do interior, Nicolas Sarkozy, se reuniu durante a tarde com os responsáveis pelas forças de ordem para reforçar o aparato de segurança, depois de insistir que o governo era unânime em determinar que os rebeldes sejam tratados com "firmeza".

Um helicóptero com dispositivos de visão noturna voltou a sobrevoar a região de Seine-Saint-Denis, onde houve alguns registros de violência neste sábado e onde ocorreram os mais graves ataques.

Durante o dia, milhares de pessoas participaram de manifestações organizadas nos bairros mais castigados pedindo paz.

Até agora, mais de 500 pessoas já foram detidas. Apenas na noite de sexta-feira, cerca de 900 veículos foram queimados. Muitos dos protestos foram alimentados pela morte de dois adolescentes que morreram eletrocutados ao fugirem da polícia e se esconderem em um transformador elétrico.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.