Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caos

Paris pede que franceses saiam da Costa do Marfim

A França aconselhou os cidadãos franceses que vivem na Costa do Marfim, "em particular as famílias com crianças", a deixarem temporariamente o país africano por causa da "forte crise política". "Embora os cidadãos estrangeiros não tenham sido ameaçados até agora, as autoridades da França renovam seus conselhos (...) a todos os franceses, em particular as famílias com crianças, a deixarem temporariamente a Costa do Marfim", disse o Ministério das Relações Exteriores.

Cerca de 14 mil cidadãos franceses vivem na ex-colônia francesa, onde Laurent Gbagbo recusa-se a deixar a presidência após seu rival Alassane Ouattara vencer o segundo turno da eleição presidencial, realizada em 28 de novembro.

Gbagbo, que está no poder há dez anos, é apoiado pela maior parte do Exército do país, mas está sob pressão internacional. Ele e seus familiares são alvo de sanções econômicas e de locomoção.

A França já tinha pedido que seus cidadãos deixassem a Costa do Marfim, mas renovou o conselho hoje depois que funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) receberam ameaças de ataque ao hotel onde Ouattara estava sendo mantido sob proteção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.