O parlamento britânico começa a debater nesta terça-feira um projeto de lei que legaliza o casamento homossexual no Reino Unido. A proposta, apoiada pela maioria da população, enfrenta oposição do Partido Conservador e da Igreja Anglicana e da Igreja Católica. O projeto não obriga as organizações religiosas a acatarem a mudança e proíbe a igreja anglicana de realizar a cerimônia.
O primeiro-ministro David Cameron deu seu apoio pessoal ao projeto. A expectativa é que ele presencie uma divisão de seu partido durante a votação. Integrantes do Partido Conservador, o mesmo do premier, no entanto, são contra por razões morais e alegam que o tema pode enfraquecer a legenda e prejudicar as chances de reeleição. Neste domingo, eles pediram, por meio de carta assinada por mais de 20 lideranças de associações locais dos conservadores, que o voto no parlamento fosse adiado.
Mesmo com a oposição dos conservadores, o projeto deve ser aprovado, já que tem o apoio dos dois outros principais partidos britânicos, a oposição trabalhista e os liberais-democratas, parceiros dos conservadores na coalizão de governo.
De acordo com uma pesquisa de opinião feita em dezembro, 55% dos britânicos são favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Se aprovada na câmara baixa na terça-feira, a proposta será discutida pelos lordes, na câmara alta. Os lordes devem votá-la em maio, e depois o projeto volta para uma segunda votação dos parlamentares da câmara baixa.



