O Parlamento catalão aprovou nesta segunda-feira (9) um projeto que dá oficialmente início a um nova ação de secessão. A ser votada pelos cidadãos da região, a proposta — aprovada por maioria — pode resultar em um novo país em 18 meses.
O governo espanhol fez uma série de esforços para barrar a medida.
Costurada pelas legendas independistas, a resolução aprova “declarar solenemente o início do processo de criação do Estado catalão independente em forma de república”.
O novo projeto de independência começou com a forte campanha do presidente regional catalão, Artur Mas, em levar adiante a ideia de secessão durante as eleições locais. Vitorioso nas urnas, ele teve dificuldades em costurar alianças.
Pressionado pelas graves consequências às quais a saída da rica e importante região levaria, Madri chegou a consultar líderes da oposição para um projeto de união nacional.
O presidente de governo, Mariano Rajoy, declarou que irá tentar impugnar judicialmente o projeto. “O imediatismo da atuação do governo será absoluto, nesta mesma semana será enviado o recurso ao Tribunal Constitucional”, advertiu na sexta-feira a vice-presidente de governo, Soraya Sáenz de Santamaría.



