Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polêmica

Parlamento da Romênia aprova execução de centenas de cães de rua

Nos últimos anos, uma moradora de Bucareste foi morta após ser atacada pelos animais e uma turista japonesa morreu após um cão morder sua perna, atingindo uma artéria vital

O Parlamento da Romênia aprovou nesta terça-feira (10) a execução de centenas de cachorros de rua capturados na capital do país. A votação, que obteve 226 votos a favor e 23 contra, era tema de polêmica, pois alguns ativistas defendiam os direitos do animais, enquanto outros alertavam sobre o perigo de matilhas nas ruas.

Nos últimos anos, uma moradora de Bucareste foi morta após ser atacada pelos animais e uma turista japonesa morreu após um cão morder sua perna, atingindo uma artéria vital. Na semana passada, um menino de quatro anos foi severamente ferido por cachorros e não resistiu.

Em razão da polêmica, o prefeito de Bucareste, Sorin Oprescu, havia prometido uma consulta pública no dia 6 de outubro sobre a execução dos cachorros. No entanto, com a inesperada votação do projeto de lei no Parlamento, Oprescu vai propor o cancelamento do plebiscito.

A norma aprovada pelo Legislativo precisa passar pelo presidente e ser publicada em Diário Oficial antes de entrar em vigor. Críticos afirmam que a execução não irá resolver o problema de cães abandonados em Bucareste e que seria necessária uma reeducação pública e a castração de animais para solucionar a crise.

A população de cachorros de rua em Bucareste está em cerca de 64 mil animais, de acordo com a prefeitura. Segundo o hospital local para doenças infecciosas Matei Bals, 9.760 pessoas foram atendidas só este ano por causa de mordidas de cães. Um quarto das vítimas é de crianças.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.