Han Kuo-yu, ex-candidato presidencial e membro do maior partido de oposição ao governo de Taiwan, o Kuomintang (KMT), foi eleito nesta quinta-feira (1º) como novo presidente do Parlamento do país.
Han, que disputou pelo KMT e perdeu a eleição presidencial de 2020, é considerado como pró-China pelo Partido Democrático Progressista (DPP), do qual faz parte o presidente eleito de Taiwan, William Lai Ching-te, considerado como um “separatista” por Pequim.
Apesar da vitória de Lai, seu partido, o DPP, perdeu a maioria quase absoluta que tinha no Parlamento nas eleições de janeiro, o que deverá obrigar o novo governo a negociar com a oposição. Han tem 66 anos e será responsável por receber parlamentares estrangeiros visitantes que se deslocam ao país.
A chegada do opositor à presidência do Parlamento ocorre em um momento de tensão, onde a China tem aumentado suas ameaças militares, diplomáticas e econômicas contra a ilha. Nos últimos meses, Pequim também conseguiu reduzir o número de aliados diplomáticos formais de Taiwan para apenas 12.
A China reivindica Taiwan como parte de seu território e vem falando abertamente nos últimos anos sobre uma “reunificação pacífica”.
Eleições municipais indicam ascensão de novas lideranças da direita no Brasil
Reeleição de prefeitos em capitais apontam para disputa por governos estaduais em 2026
Os vencedores e os derrotados do primeiro turno
Candidato mais rico do Brasil recebe 3% dos votos e fica em quinto lugar em eleição municipal
Deixe sua opinião