Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proposta de Noboa

Parlamento do Equador aprova que país tenha bases militares estrangeiras

Proposta do presidente Daniel Noboa para mudança na Constituição do Equador agora será submetida a referendo (Foto: EFE/José Jácome)

Ouça este conteúdo

A Assembleia Nacional do Equador, parlamento unicameral do país sul-americano, aprovou nesta terça-feira (3) uma proposta de mudança na Constituição para autorizar a presença de bases militares estrangeiras em território equatoriano.

Segundo informações do jornal El Universo, 82 dos 151 parlamentares votaram a favor do projeto – esses votos vieram da Ação Democrática Nacional (ADN), partido do presidente Daniel Noboa, do Partido Social Cristão (PSC), do Movimento Pachakutik e de alguns independentes aliados do governo.

O oposicionista Revolução Cidadã (RC) foi contra a mudança na Constituição.

Noboa, que foi reeleito em abril e tomou posse para seu segundo mandato em maio, havia apresentado a proposta em outubro de 2024. Após aprovação na Assembleia Nacional, o texto será submetido à Corte Constitucional do Equador.

Depois da chancela do tribunal, um referendo será convocado dentro de 45 dias e a população equatoriana decidirá se a proposta será incorporada à Constituição do país.

Durante a campanha presidencial, Noboa disse que, se o projeto for aprovado, negociará com o governo Trump a criação de bases militares americanas no Equador.

“Eles [Estados Unidos] vão ajudar a patrulhar não só o tráfico de drogas, mas também as questões de pesca ilegal que tanto nos afetam”, disse Noboa, em entrevista à rádio Sucesos.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.