Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prêmio

Parlamento Europeu concede prêmio de direitos humanos para Malala

Os líderes dos grupos políticos da Eurocâmara votaram de forma unânime na menina paquistanesa baleada por extremistas muçulmanos por defender o direito universal à educação

Malala Yousafzai, a menina paquistanesa baleada por extremistas muçulmanos por defender o direito universal à educação, ganhou nesta quinta-feira (10) o prêmio Sakharov 2013 de Liberdade de Expressão, informaram fontes do Parlamento Europeu.

Os líderes dos grupos políticos da Eurocâmara votaram de forma unânime em Malala.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que estava satisfeito e que Malala é uma "menina que demonstrou ter mais coragem do que muitos adultos".

"Malala tem coragem de levantar a voz pelos direitos das meninas e além disso encoraja as pessoas a seguirem seu exemplo apesar de viver em mundo dominado pelos homens", acrescentou.

A adolescente de 16 anos sobreviveu em outubro de 2012 a um atentado praticado por talibãs, que a atacaram por defender a educação feminina em seu país. Atualmente, ela vive na cidade inglesa de Birmingham.

Malala disputava o prêmio com o ex-prestador de serviços da CIA Edward Snowden, nome proposto pela esquerda progressista e os Verdes da Eurocâmara.

Malala, nascida em 1997 em Mingora, é a mais jovem vencedora da história do tradicional prêmio europeu.

O prêmio Sakharov 2013 será entregue em novembro, em Estrasburgo (França), em uma sessão do Parlamento Europeu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.