Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oriente médio

Parlamento turco ratifica acordo de normalização diplomática com Israel

Relações entre os dois países estavam estremecidas desde 2010, quando Forças Armadas israelenses mataram dez militantes turcos que tentavam furar o um bloqueio naval imposto por Israel à Faixa de Gaza, na Palestina

O parlamento turco ratificou o acordo de normalização das relações com Israel, pondo fim aos seis anos de conflito diplomático entre os países, anunciou neste sábado (20) o primeiro-ministro turco Binali Yildirim.

As relações entre Turquia e Israel foram reduzidas em 2010 com a retirada dos embaixadores e o congelamento da cooperação militar entre os países.

O acordo, anunciado em junho, estipula que Israel pagará à Turquia 20 milhões de dólares em indenizações pelo ataque a uma embarcação em 2010, que causou a morte de dez militantes turcos pró-palestinos, que tentavam furar o bloqueio naval imposto por Israel na Faixa de Gaza.

A Turquia, por sua parte, abandona as ações judiciais contra militares israelenses que dirigiam a Marinha durante a operação.

O trato também estipula que Israel permitirá que a Turquia ofereça ajuda humanitária, via portos israelenses, aos habitantes da Faixa de Gaza, território palestino controlado pelo Hamas, aliado do presidente turco Recip Tayyip Erdogan. O bloqueio naval em Gaza, porém, segue em vigor.

A ratificação do acordo implica a uma rápida nomeação de embaixadores em ambos os países, segundo declarou o ministro turco de relações exteriores Mevlüt Cavusoglu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.